top of page

Entulhos autoritários?

Opinam que o projeto da prefeita criando uma forma de se homenagear a pátria nas escolas municipais de Balneário Camboriú com formaturas e cantigas dos hinos, seria uma "ode às ditaduras". Referem-se, enfim, ao patriotismo da bandeira e dos hinos, a serem cantados semanalmente por alunos da rede municipal. Seria um chamado e considerado "entulho autoritário" a ser segregado, no entendimento do texto.

Vejamos:

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), seria, por esta tese, um "entulho autoritário" e dos piores, pois elaborada pela ditadura de Getúlio Vargas no seu auge. E pior: baseada, na sua essência, à "Carta di Lavoro" do regime fascista italiano de Benito Mussolini. Mas ninguém pensa e nem pensou em revogá-la.

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) seria, também, um "entulho autoritário", pois criado em 1967, no auge dos governos militares - comumente chamados de ditadura.

Mas ninguém pensa e nem pensou em revogá-lo.

A Voz do Brasil, em plena vigência, foi criada na ditadura de Vargas para exaltar seu regime e seu poder, seguindo teses de Goebbels, o mentor da comunicação de Adolf Hitler. Enfim, também um "entulho autoritário".

Mas ninguém pensa e nem pensou em revogá-la.

Absurdos radicais da esquerda vão além: agora mesmo há um movimento na UFSC para retirar o busto do criador e primeiro reitor da universidade, João David Ferreira Lima, por supostas vinculações aos governos militares.

ree

Ele foi "apenas" um dos principais mentores da criação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e seu primeiro reitor.

Deu início à construção do Centro Tecnológico, do prédio da Reitoria, da Imprensa Universitária e do Centro de Desportos.

Promoveu a Reforma Universitária em 1969, que extinguiu as faculdades e criou os centros e departamentos.

Implantou uma administração inovadora, reconhecida como a melhor do país pelo Ministério da Educação e Cultura, e investiu fortemente na capacitação e especialização do corpo docente.

Ele foi nomeado em 16 de setembro de 1961 e permaneceu no cargo até 24 de outubro de 1972. Ele teve dois vice-reitores: Luiz Osvaldo D’Acâmpora e Roberto Mündel de Lacerda.

Resumindo, eles querem, apenas, apagar a história real por um capricho ideológico.

Esse pessoal precisa se tratar com urgência.

(NA IMAGEM, O FALECIDO REITOR E FUNDADOR DA UFSC, JOÃO DAVID FERREIRA LIMA)

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
LogomarcaMin2cm.jpg

Siga nas Redes Sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube

© 2020 | Aderbal Machado

bottom of page