top of page
  • Foto do escritorAderbal Machado

Debate: dá para fazer diferente e melhor; este da Globo saiu ruim e nem foi por causa da emissora

Análise fria: o debate da Globo foi ruim. O formato é satisfatório. As temáticas são até boas. A maneira de conduzir deveria ser diferente: com quatro blocos e um final para avaliação derradeira dos candidatos, pelo menos dois dos blocos deveriam ser para exposições sem interferências dos candidatos, sobre temas de sua escolha. Sem direito de resposta, inclusive.

Nos outros dois blocos, embate entre os dois, inclusive, se fosse o caso, com direito de resposta. Ficaria mais equilibrado e de melhor proveito para quem, como eu, queria ouvir ideias.

Assim, haveria espaço - e cada um teria de ser competente para expor - para projetos e programas de governo de forma a serem compreendidos pelos eleitores ouvintes.

O bate-boca ficaria em espaços separados.

Verdade: os dois candidatos, até pelas circunstâncias litigiosas da campanha, não ajudaram muito. A preocupação maior sempre é descontruir o outro.

Outra coisa: o apresentador, no caso da Globo o Willian Bonner, jamais pode ser protagonista. Igual a árbitro: quanto mais ele aparece, pior para o debate. Tanto quanto no jogo de futebol. Agravante do Bonner: a sua imagem está vinculada a posturas polêmicas do jornalismo que comanda, inclusive e principalmente na área política e na eleição. Melhor seria colocar ali um jornalista menos marcado por qualquer um dos candidatos. Ou ao meno, que não fosse o Bonner.

Por mim, o debate foi ruim. E nem por ter sido na Globo. Não mudou o meu voto e quem sabe o de quase ninguém. Ruim na essência. Espaço mal aproveitado. Assim digo sem nem sequer ser perguntado.

==

Alguns detalhes:

- Lula se descuidou do tempo no segundo bloco e Bolsonaro teve mais de dois minutos livres, ao final, para falar, sem direito de interferência de Lula.

- Momento complicado Lula se arvorar em "mais honesto", de novo, atribuindo corrupção a Bolsonaro.

- Lula levantou a bola do aborto para Bolsonaro, que se forrou.

- Lula cobrou Bolsonaro sobre reajuste real do salário minimo e o presidente não respondeu.

- Sobre desmatamento, não dá para saber como Lula insiste nisso - perderá sempre, pelos números reais do Inpe. Goleada.

===

Para ilustrar e dar melhores ares a esta opinião, inclusive divergentes, leiam análise de comentaristas do Uol:


LogomarcaMin2cm.jpg
bottom of page