Vereadora Juliana Pavan conheceu os êxitos de Criciúma na gestão pública municipal
- Aderbal Machado

- 4 de jun. de 2024
- 3 min de leitura
Nesta segunda-feira (3), a vereadora Juliana Pavan (PSD), pré-candidata à Prefeita de Balneário Camboriú, esteve em Criciúma para uma visita técnica junto ao gabinete do Prefeito Clésio Salvaro (PSD). Ela conheceu de perto várias secretarias e setores da gestão municipal, ficando impressionada com as iniciativas e os resultados alcançados pela administração de Salvaro.
Educação: avanços e sustentabilidade
Juliana Pavan teve a oportunidade de conhecer o robusto sistema educacional de Criciúma, que nos últimos oito anos registrou um aumento significativo no número de vagas no ensino infantil, fundamental e integral. Sob a gestão de Salvaro, 33% das escolas de ensino fundamental agora oferecem ensino integral, com três unidades municipais atendendo a essa modalidade até o 9º ano, especialmente em áreas carentes. Além disso, a parceria com a Associação Feminina de Assistência Social (Afasc) tem sido essencial na administração da educação infantil de 0 a 4 anos.
A implementação de uma usina fotovoltaica para fornecer energia às escolas municipais foi um dos pontos altos apresentados, destacando o compromisso da administração com a sustentabilidade e a economia de recursos públicos.
A parlamentar também conheceu a Casa de Passagem e as políticas de ressocialização implementadas por Salvaro para apoiar moradores de rua e viciados em drogas, incluindo a internação compulsória quando necessário. Essas iniciativas têm sido fundamentais para a reintegração social e o bem-estar dos mais vulneráveis.
Juliana Pavan conheceu de perto a frota sustentável de Criciúma, que agora conta com 100 carros elétricos, substituindo os veículos a combustão. Essa mudança não apenas reduz a emissão de poluentes, mas também economiza recursos públicos.
Saúde humanizada de verdade: complexo de saúde e aplicativo para transportar o paciente
O ponto culminante da visita foi o Complexo de Saúde Santo Agostinho, no Distrito do Rio Maina. Juliana Pavan elogiou a centralização de diversas especialidades médicas em um único local, o que melhora significativamente a qualidade do atendimento. "Vimos uma estrutura de 4 mil m² num complexo que oferece serviços como fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia e atendimento a pacientes em situação de rua.", destacou.
Juliana também foi informada sobre outros programas de destaque, como o Melhor em Casa, que proporciona atendimento domiciliar a pacientes em fim de tratamento, e o serviço de transporte de pacientes por meio de aplicativo. Em suas palavras: "O transporte por aplicativo desenvolvido pela prefeitura para pacientes em tratamento contínuo, como câncer e hemodiálise, permite um acompanhante, oferecendo um atendimento pontual, sem faltas e humanizado. O serviço economizou mais de um milhão de reais".
A farmácia municipal dispõe do Remume - Relação Municipal de Medicamentos, que garante o fornecimento de medicamentos essenciais.
Programas como o Juro Zero e Mão na Roda na Casa do Empreendedor, também foram apresentados, mostrando a amplitude e eficácia das políticas implementadas.

A visita de Juliana Pavan à Criciúma, realizada com recursos próprios e sem diária da Câmara, registrou a excelência e inovação na gestão de Clésio Salvaro, demonstrando como uma administração eficiente pode transformar a qualidade de vida dos cidadãos. Única vereadora eleita de Balneário Camboriú e pré-candidata ao executivo, ela elogiou o prefeito e sua equipe: "São muitas iniciativas positivas de Criciúma que podem servir de inspiração para Balneário Camboriú e para muitas cidades do Brasil", encerrou.
(Adendo da editoria deste site, a propósito de Criciúma)
Criciúma é considerada a cidade mais segura do Estado, dentre as com mais de 200 mil habitantes e a terceira, incluindo as com menos de 200 mil: as primeiras são Jaraguá do Sul e Brusque, pelo índice de assassinatos. Criciúma, neste quesito (cidades com mais de 200 mil habitantes), é considerada a terceira mais segura do Brasil.
Sobre segurança pública, um dado a mais: numa de suas primeiras administrações, Clésio Salvaro criou a Guarda Municipal. Como não houve avanços significativos na segurança, ele mesmo, na atual administração, resolveu acabar com a GM e fazer uma parceria forte com a Polícia Militar, com apoio amplo à corporação. Andou ao contrário do que se convenciona chamar de lógica (desmontar a GM) e acertou. Talvez seguindo aquele ditame: fazer mais com menos, usando outros recursos que não penas o número de efetivo, como, aliás, preconiza e faz a própria PM em todos os lugares e o próprio Estado de SC.
SAÚDE
Criciúma alcançou o primeiro lugar nos indicadores da Atenção Primária à Saúde (APS) nas cidades com mais de 100 mil habitantes em Santa Catarina. A classificação foi feita com base nos números de desempenho avaliados pelo Previne Brasil. O programa federal analisa dados dos municípios para analisar o financiamento da APS, que é responsável pela infraestrutura e ações de promoção de saúde em nível comunitário.
Ranking das maiores cidades de SC nos indicadores da APS:
1º Criciúma
2º Joinville
3º São José
4º Jaraguá Do Sul
5º Chapecó
6º Palhoça
7º Balneário Camboriú
8º Brusque
9º Tubarão
10º Blumenau










Comentários