Um cenário lamentável
- Aderbal Machado

- 12 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
O confronto por protagonismo entre governos na tragédia do Rio Grande do Sul, com a solidariedade popular e de empresários e artistas se transformando em motivo de conflito aberto e condenações, pariu uma "guerra de fake news", no viciado e manjado jargão dos esquerdistas.
Um cenário lamentável.
Seria ótimo remontarem a história de SC e pesquisar a reação do Estado, seus governos estaduais das época de 1974 (Colombo Salles) e 1983 e 1984 (Esperidião Amin). O governador Esperidião Amin enfrentou duas tragédias climáticas consecutivas e arrasadoras, inclusive.
Vivi todos os momentos e posso afirmar a admirável capacidade de unificar propósitos, buscar soluções e, finalmente, reerguer cidades e Estado plenamente, até e principalmente com o amparo dos governos federais de então - coincidentemente militares.
Nada de disputa de egos e vantagens políticas e/ou ideológicas. Nada de condenar ninguém, exceto os casos de saques, hoje também existentes.
Cito um exemplo: em Tubarão, o major comandante da unidade do Exército local (lembram: os governos federais eram militares na época), assumindo o comando da defesa da cidade e do atendimento às vítimas, ao saber dos saques, colocou soldados por toda a cidade, em pontos estratégicos e sentenciou: "Estamos vigilantes e quem for flagrado saqueando, morrerá. Os soldados estão autorizados a atirar para matar". E os saques, surpreendentemente, pararam. E assim foi até o final.
Foi o correto? Talvez não. Mas o resultado aconteceu. E, bom dizer, ninguém morreu sob tiros dos soldados.
Por todos os títulos, é triste ver a cena de hoje. Há mais preocupados em condenar ajudas do que ajudar. Em criticar do que enaltecer atitudes. Aparecer na mídia como salvadores do que fortalecer ações efetivas.
NOTA: As enchentes de 1983 e 1984 atingiram em cheio o Vale do Itajaí e deixaram 65 mortos e 268 mil desabrigados em Santa Catarina.
Mas...
Em 22 de novembro de 2008, Santa Catarina sofreu a maior tragédia registrada no estado, provocada por chuvas frequentes que duraram cerca de três meses, e que atingiu mais de 2 milhões de catarinenses.
(E não se viu aqui, na época, a brigaçada do RS por protagonismo, só ajuda e solidariedade).
SC teve 94 enchentes em 169 anos.











Comentários