Talvez seja a hora de fiação subterrânea, não apenas de retirada de fios obsoletos...
- Aderbal Machado

- 17 de abr.
- 1 min de leitura
Uma associação entre prefeitura (Cosip) e Celesc, além de outras entidades, retira das ruas fios obsoletos. Segundo registro do município, mais de cinco toneladas já foram recolhidas desses fios. É bom, mas o ideal será trabalhar efetivamente na implantação de fiação subterrânea, como um projeto existente há mais de década para a Avenida Brasil (um trecho) e abandonado ao longo do tempo.
Talvez seja uma boa hora de retomar. Há dificuldades, pois ao longo de todas as principais avenidas há tubulações de água, esgoto, gás, rede pluvial e mexer nesse solo requer cuidados muito especiais. Nada que uma boa técnica não resolva.
Lembro um caso que atingiu o prédio em que moramos até dezembro de 2024, o Edifício Juruá, na Brasil, quase esquina com a rua 2400. Ali ficou, durante um tempo, impossível de usar sistemas com fibra ótica, pois uma obra na tubulação de água rebentou a fiação na rua e ficamos meses sem isso. Até recuperarem (porque tinha de cavoucar de novo) deu pano pras mangas (e sempre tem muita demora nessas coisas).
Reconheçamos, a bem da verdade e no entanto: se tudo fosse fácil não precisa gestores pra pensar e fazer. Vamos lá, então.










Comentários