top of page

Sustentabilidade: SC tem a primeira escola lixo zero do país


EEB Aldo Câmara da Silva, em São José, com mais de 600 estudantes, recebeu o título de primeira escola lixo zero do país e é modelo. No pátio central da unidade há muito verde e uma horta, cultivada com o adubo produzido ali, processo envolvendo toda a comunidade escolar, incluindo as famílias.


O projeto nasceu em 2019 nas aulas de português e, após um seminário, os alunos se desafiaram a reduzir em pelo menos 90% a produção de lixo. Em 2020, com a pandemia, o processo passou por uma transformação pedagógica, conforme explica a coordenadora, professora Fabiana Nogueira.

Perto do refeitório, há um painel com diferentes caixas para o descarte pelos estudantes de embalagens, papel usado em sala de aula, e outros, chamado de residuário. Todos os resíduos da escola são doados para uma associação de catadores e o lixo orgânico se transforma em adubo, com o processo de compostagem.

“Hoje ele é um projeto de vida e uma forma de viver, acontece como uma rotina da escola, virou hábito entre os estudantes, que compreendem a responsabilidade social deles também”, resume a diretora da escola, Marciléia Izabel Pereira.




(Com dados de matéria de Secom, produzida por Osvaldo Sagaz)


 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
LogomarcaMin2cm.jpg

Siga nas Redes Sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube

© 2020 | Aderbal Machado

bottom of page