Surto de sarna paralisa aulas em escolas municipais de BC
- Aderbal Machado

- 24 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
A Secretaria de Educação de Balneário Camboriú, informa que as aulas dos NEI Sementes do Amanhã e Rio das Ostras retomaram na manhã desta segunda-feira (24), com acompanhamento de uma equipe médica.
Devido a novos casos de escabiose (sarna), a Vigilância Sanitária orientou a suspensão das aulas nos Núcleos de Educação Infantil Taquaras e Odácia Tereza Damázio, submetendo-as a higienização de suas dependências. As aulas nas duas unidades retornam na segunda-feira (01).
Recomendações para a comunidade escolar:
- Familiar e pessoas próximas a pacientes com diagnóstico positivo devem procurar o médico para o tratamento específico;
- Lavar as roupas de banho e de cama com água quente;
- O paciente com diagnóstico positivo deve ficar em casa, enquanto durar a infestação;
- Lembrar sempre de lavar constantemente as mãos;
- Manter o ambiente escolar sempre bem arejado e limpo;
- Orientar os pais para que comuniquem a escola no caso de confirmação do diagnóstico;
- Realizar a limpeza dos objetos manipulados pela criança doente com água e sabão e posteriormente com álcool 70%, a fim de evitar a contaminação de outras crianças;
- Permitir o retorno da criança após avaliação do serviço de saúde;
- Comunicar a Unidade Básica de Saúde.
A escabiose, é uma doença infecciosa de pele que provoca sintomas como coceira intensa, principalmente à noite, e o surgimento de pequenas bolhas parecidas com espinhas em regiões como axilas, cotovelo, genitais e espaços entre os dedos das mãos, por exemplo.Também conhecida como sarna humana, a escabiose é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei que é facilmente transmitido de pessoa para pessoa, através do contato físico direto, ou com o uso de objetos contaminados, como roupas, lençóis e colchões.A escabiose tem cura e o tratamento deve ser indicado pelo dermatologista, que inclui a aplicação de remédios na forma de sabonetes ou loções como permetrina e benzoíla, e o uso oral de ivermectina. (by Dr. Leonardo Rotolo - Dermatologista - Coordenador da Dermatologia do Hospital Caxias D'Or e dermatologista do Hospital Glória D'Or, com CRM 1004115-RJ)










Comentários