Sistema de automação no túnel do Morro do Boi, em BC
- Aderbal Machado

- há 3 dias
- 2 min de leitura
A Arteris Litoral Sul entregou o novo sistema de automação e modernização do Túnel do Morro do Boi, localizado na BR-101, em Balneário Camboriú. O projeto é parte do processo de retrofit dos sistemas e equipamentos que compõem a estrutura.
Um investimento de R$ 36 milhões
Inaugurado em 1998, e transferido à gestão da Arteris em 2008, o Túnel do Morro do Boi tem 1.007 metros de extensão, com duas faixas de rolamento, acostamento e passarela para pedestres e ciclistas. A modernização do túnel, afirma a Arteris, é fundamental para garantir maior fluidez no tráfego e segurança no trecho de serra entre Itapema e Balneário Camboriú – e agora ganha uma nova fase de operação, totalmente automatizada e integrada.
O retrofit, iniciado há pouco mais de dois anos, promoveu uma atualização completa dos sistemas de ventilação, iluminação, energia, monitoramento, combate a incêndio e comunicação de emergência, além da implantação de um sistema de supervisão e controle (SCADA) que permite o gerenciamento em tempo real de todas as operações do túnel.
O sistema de automação do túnel inclui 19 câmeras fixas embarcadas com Inteligência Artificial, 4 câmeras móveis todas com IA, 8 jato-ventiladores de 110 kW cada, sensores de temperatura e qualidade do ar, 18 callboxs, telefones de emergência que podem ser utilizados pelos usuários, 18 hidrantes, além de geradores de energia a diesel capazes de manter todos os sistemas vitais em funcionamento em caso de falta de energia.
Com o novo sistema, o Túnel do Morro do Boi passa a operar com monitoramento integrado com o Centro de Controle Operacional, automatizando as respostas automáticas a ocorrências, garantindo ainda mais segurança aos usuários e eficiência na gestão operacional da rodovia.














Comentários