Rio Camboriú poderá sofrer crise hídrica a partir de 2025
- Aderbal Machado

- 30 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Por esta razão é urgentíssima a concretização do projeto do Parque Inundável Multiuso da Bacia do Rio Camboriú, informação exposta em veiculação da página oficial da Emasa:
O Parque Inundável Multiuso é uma atividade passível de licenciamento ambiental, sendo definida como Barragem ou Reservatório Artificial de usos múltiplos que decorram de barramento ou represamento em cursos d’água naturais, de grande porte sujeito a EIA/RIMA.
Contempla os municípios de Camboriú e Balneário Camboriú. Está em uma região que tem sofrido frequentemente com prejuízos ocasionados por inundações e, sazonalmente, com a falta de água, devido a períodos de escassez ou ainda devido a população flutuante no verão.
Os problemas são decorrentes principalmente, da expansão demográfica desordenada que admite tanto a ocupação de áreas sujeitas a inundação quanto ao crescimento populacional e ao uso de água para rizicultura, justamente no período de maior demanda por água nas duas cidades turísticas.
Com a implantação do Parque Inundável Multiuso, haverá a geração de muitos empregos diretos e indiretos, seja com a própria obra de construção, como posteriormente com serviços, comércio e turismo.
Segundo o Comitê da Bacia do Rio Camboriú é urgente a implantação do Parque Inundável, afirmando que, segundo dados científicos, a bacia do rio Camboriú poderá sofrer uma crise hídrica a partir de 2025 (ano que vem), tornando o cenário preocupante.
O EIA-RIMA foi liberado em janeiro de 2023 e seu conteúdo integral está aqui:
A LAP (Licença Ambiental Prévia) está despachada desde novembro de 2023.
Já houve audiência pública de apresentação do projeto.
A grande dúvida é: quando se concretizará, porque, afinal, reconhecida a sua urgência, ainda não se tem uma perspectiva de sua concretização efetiva ou a obra material, com a falta absoluta de mais informações a respeito. E também porque o debate sobre o assunto já dura praticamente cinco anos ou mais.
(NA IMAGEM, A ÁREA A SER INUNDADA)











Comentários