Projeto Novo Marambaia: respeito à arquitetura original
- Aderbal Machado

- 28 de mar. de 2024
- 1 min de leitura
Em tramitação na Câmara Municipal projeto de lei autorizando a concretização de uma intervenção no Pontal Norte, incluindo vasta área e, em meio a ela, o tradicional e histórico prédio redondo do Hotel Marambaia, erguido na década de 60, época da emancipação.
De todas as transformações, uma delas é transformar o prédio do hotel atual em uma espécie de museu histórico - bastante razóavel como iniciativa. Ao menos vemos uma família realmente focada nos fundamentos históricos e tradicionais da história, no caso o hotel pioneiro na sua forma e nos seus conceitos.
Conversei com Mazoca - Osmar de Souza Nunes Filho -, atualmente secretário de Obras da cidade, porém um dos mais ativos e recohecidos secretários deTurismo da cidade, num tempo de ousadia pura para jogar pra cima o nome da cidade - e conseguiu.
Ele confirmou o teor do projeto e as intenções reais. E revelou um fato, pra mim fundamental da sua gratidão e amor à cidade. A família mora bem ali, no foco das alterações programadas. Contou que uma construtora ofertou valores generosos pela propriedade para ali levantar um robusto arranha-céu, como tantos ao redor. Mazoca negou veementemente. Primeiro pelo valor sentimental do lugar para a sua família e sua história. Depois, por respeito à visão de cidade que nos falta - a preservação de um mínimo de estruturas para se enxergar e saudar como a cidade foi. História, afinal, não é apenas em livros e reminiscências fotográficas. Certo o Mazoca. Não ouviu o canto da sereia.
Quanto ao projeto, é bom. Tomara que não exagerem.











Comentários