Praia Central toda imprópria
- Aderbal Machado

- 12 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Consequência da chuvarada? Pode ser, mas Itapema, Porto Belo e Bombinhas não estão totalmente impróprias, apenas um ou dois pontos em cada uma, no máximo. Apenas Balneário Camboriú, Itajaí e Navegantes têm seu mar poluído segundo estas análises do IMA, na nossa região.
Bom considerar os altíssimos índices de coliformes em alguns pontos. Enormes. Para saber mais, acessar o histórico dos relatórios do Instituto do Meio Ambiente. Por enquanto, fiquem com a amostragem do relatório da Praia Central de Balneário Camboriú:
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), divulga o relatório de balneabilidade com as informações consolidadas dos resultados das coletas realizadas na semana de 07 a 11 de outubro de 2024. De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 174 estão próprios para banho, o que representa 73,11%. Em Florianópolis, dos 87 pontos, 70 estão adequados para banho, o que equivale a 80,46%.
Todas as informações, comparativos e considerações técnicas desta semana constam no relatório que pode ser conferido na íntegra neste link.
Atenção aos banhistas
Não é recomendado o banho de mar nas primeiras 24/48 horas após a ocorrência de chuvas de maior intensidade, bem como, nas proximidades de saída de canais ou galerias de águas pluviais, pois as chuvas podem arrastar material contaminado, o que pode deteriorar a qualidade das águas para banho.
De outubro a março, o IMA realiza o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente, e às sextas-feiras, divulga um release com o balanço da semana. Já entre os meses de abril e setembro, a pesquisa e a divulgação são mensais.











Comentários