O debate da NDTV: o sorriso sarcástico permanecerá depois?
- Aderbal Machado

- 21 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Assisti ao debate na NDTV entre cinco dos candidatos à prefeitura de Balneário Camboriú, ausente Lucas Gotardo (Novo), por dispositivo da Lei Eleitoral. Pareceu-me, tecnicamente, o mais organizado. Necessariamente, um feijão com arroz tradicional, como, aliás, devem ser todos para permitir, ao menos, um mínimo de amostragem de projetos e ideias aos candidatos. A condução da jornalista Marisa Maimone foi muito tranquilo e eficiente. Sem reparos.
Pena foi o candidato indicado pelo prefeito atual ter se preocupado mais em atacar e acusar. Certamente deixou claro inexistirem: 1) traquejo (e isto é exótico, por se tratar de um radialista e jornalista) para debater; 2) inexistirem projetos efetivos e então repetiu o manjado "continuar a obra". 3) sempre um sorrisinho sarcástico, à falta de um recurso mais efetivo de postura.
A mim me pareceram os mais bem focados Juliana, Meirinho e Marisa. Mas vieram de todos os toques à falta de competência da atual administração quanto ao tratamento de esgoto, o desastre da educação, as deficiência da saúde, a mobilidade urbana sem um caminho visível de soluções práticas (demorou mais de 7 anos para decidir pela continuação da Martin Luther e deixou pra trás suas propostas inscritas e registradas no TRE nas duas eleições anteriores e só decidiu pelo piso dos professores no crepúsculo do segundo mandato, sem contar a demolição da única escola de tempo integral e não ter construído uma só sala de aula, permitindo, também, várias escolas necessitando de reparos vitais em suas estruturas).
Contaria mais: elevou muito o muro imaginário dos fazeres administrativos entre bairros e o centro, privilegiando a sofisticação da cidade e deixando o povão bem longe; inflou a máquina administrativa a patamares desastrosos (6.500 servidores, mais do que qualquer município de igual porte ou até maior; raro encontrar outro com números pertos desse absurdo, mais de 400 comissionados se esbarrando nos corredores).
Finalmente, deve ter assustado o anúncio de Juliana, se eleita: uma auditoria rigorosa em todos os setores logo ao entrar. E aí veremos se o sorriso sarcástico continuará o mesmo.
(Foto: Celine da Graça - NDTV)











Comentários