Nova Carteira de Identidade Nacional será obrigatória a partir de 2026
- Aderbal Machado

- há 7 minutos
- 1 min de leitura

O governo federal determinou, na quarta-feira (19), que novos beneficiários de programas sociais sem biometria registrada terão de emitir a nova CIN (Carteira de Identidade Nacional) a partir de maio de 2026.
Segundo a Agência Brasil, a medida integra a implantação do cadastro biométrico obrigatório e marca o início de uma transição que vai afetar milhões de usuários dos programas da Seguridade Social nos próximos anos.
Há pessoas dispensadas das novas obrigações em relação ao uso da nova CIN, dentre elas, Pessoas com mais de 80 anos, com documento válido com foto; Migrantes, refugiados e apátridas, mediante comprovação documental; Brasileiros residentes no exterior, com declaração consular; Pessoas com dificuldade de locomoção por saúde ou deficiência, mediante laudo;
Mas há detalhes e prazos a serem observados e seguidos por todos:










Comentários