No dia 3 de setembro, eleitores de Brusque vão às urnas para definir novos prefeito e vice
- Aderbal Machado

- 26 de ago. de 2023
- 1 min de leitura
No dia 3 de setembro, os eleitores de Brusque vão escolher o novo prefeito e vice-prefeito do município. A eleição acontecerá das 8h às 17h, por meio do sistema eletrônico de votação. A apuração terá início, como de costume, logo na sequência.
Estão aptos a votar todos os 95.403 eleitores que estavam em dia com a Justiça Eleitoral até 5 de abril de 2023, data em que se encerraram os pedidos de inscrição, alteração de dados cadastrais e transferência de domicílio.
As candidaturas e partidos que disputarão o pleito podem ser conferidas no sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais.
A eleição vai abranger 268 seções eleitorais distribuídas em 49 locais de votação, onde 804 mesários e 168 auxiliares vão receber os eleitores. Ao todo, vão ser utilizadas 320 urnas eletrônicas, entre aquelas de seções, contingência e para treinamento de mesários.
Razão do novo pleito

No dia 4 de abril deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou os mandatos do então prefeito e vice-prefeito de Brusque, José Ari Vequi e Gilmar Doerner, por abuso de poder econômico durante a campanha em 2020. O julgamento foi definido por 5 votos a 2.
Os ministros determinaram ainda a inelegibilidade de todos os envolvidos — ambos os políticos e o empresário Luciano Hang — para eleições que acontecerem durante os oito anos subsequentes ao pleito de 2020.











Comentários