Muitos foragidos presos, oportunas operações policiais e carências do nosso trânsito
- Aderbal Machado

- 24 de out. de 2023
- 2 min de leitura

Sistematizadas, as operações policiais e da Guarda Municipal de Balneário Camboriú têm produzido efeito interessante. Embora ainda impressione (e talvez seja resultado mesmo dessas ações) a quantidade de foragidos constantemente flagrados circulando em vários pontos da cidade, com ênfase para o centrão - Avenida Atlântica, inclusive. Igualmente traficantes de todos os calibres.
Se, como dito, o procedimento operacional é causa desse efeito, é também plausível concluir-se: se os marginais vêm prá, veem 'oportunidades". Favorecidos pela situação geográfica e territorial da cidade: uma BR passando no seu âmago, aglomeração densa de pessoas, desconhecidos por todo lado e uma certa facilidade em estar em todos os lugares. Os mais "bandeirosos" são presos. Outros, por certo, escapam e praticam seus delitos de praxe.
Reconheça-se, também, e pelas mesmas razões das medidas operacionais de segurança, ter havido uma redução de casos gerais de delitos. Até as motos de escapamento estúpido reduziram a sua circulação. Há ações específicas sobre elas. E parece, estão funcionando.
Falta ainda uma mobilização no trânsito. Tá feia a coisa. Uma bela campanha (e forte e longa) de conscientização de uso de veículos e até na circulação de pedestres seria ótima. Alicerçada em pressão direta e presencial das polícias e GM nos pontos nevrálgicos, ainda mais nas horas de pico, quando os abusos se multiplicam geometricamente.
Seja quanto à rudeza e direção abusiva e irresponsável, seja pela inépcia de pedestres, os quais acham - muitos deles - ter preferência absoluta na travessia de faixas sob sinaleiras, mesmo fechadas para eles e abertas para veículos. E pedestres, por supuesto, cujo esporte arriscado é atravessar as avenidas em qualquer lugar - pior ainda, com veículos muito próximos e achar que é obrigação parar de qualquer jeito.
Não ocorrem mais acidentes, em verdade vos digo, porque os anjos da Guarda estão de plantão permanente.











Comentários