top of page

Meus 80 anos

Casimiro de Abreu ensejou os versos maravilhosos de “Meus oito anos” (Oh, que saudades que tenho...). Eu vou além: “Meus oitenta anos”. É o ciclo fechado e empacotado neste 10 de maio de 2024. Oitenta? Puta que pariu!! Tá doido, meu!


Mas...


O matutar de minuto em minuto é: como cheguei até aqui? Ih, não convém tentar explicar. Arrumaria serviço pra uns dez anos. Foram fases vividas e sentidas em boa parte desse estado de Santa Catarina.


Os primeiros verdores do tempo foram no Araranguá – até 17 anos. Depois, 22 anos em Criciúma. Ali forjei a profissão. Depois, uma universidade de tudo e o aperfeiçoamento, digamos assim, em Florianópolis.


Passagens aqui e ali e finalmente ancorado em Balneário Camboriú, meu porto seguro e lindo até hoje: 27 anos. Desde 22 de agosto de 1997. Sob os auspícios generosos de Silvano Silva, na época gerente da Rádio Menina, hoje chefão supremo regional do ND+. Poderoso. E fui recomendado pra cá por outro saudoso amigo: Eno Steiner, meu ex-diretor na TV Eldorado e amigo de muito tempo. Uma coisa gostosamente inesperada.


Esta cidade acolhedora me favoreceu, fazendo-me cidadão pleno dela. Pleno mesmo. Me sinto parte dos seus cenários.


Pois, porém, contudo, entretanto, todavia – auguro a todos os amigos, cujas homenagens recebi de muitas formas, diretas e indiretas, presenciais ou distantes, uma pilha incontável de gratidões.


O fundamento é a família, meu sustentáculo e meu sustento emocional e cardíaco. Aqui meu coração repousa, meio pifando, sustentado a vitaminas e travas e meias travas medicinais, mas vívido. Enquanto não resolver parar, esse filho de uma égua, vou levando.


Assim é e assim será. Espero muito mais homenagens nos meus sólidos 160 anos. Não demorará muito. Aguardem.


Parentagem e amigos de Curitiba e Florianópolis vieram me ver e festejar

Colegas de trabalho da Rádio e TV Câmara me homenageando.

Sou seu estagiário predileto

==================================

Mas a empresa contratante, minha patroa, a Rockset, fez uma bela homenagem também, na sua circulação interna de comunicação - uma coisa emocionante e que me valoriza muito, com caprichada pesquisa de entrevistas que concedi e coisas que disse na Rádio Som Maior, de Criciúma e Portal 4oito, onde mantenho um blog semanal: Hoje temos um aniversariante nada convencional! O nosso Estagiário, como gosta de ser carinhosamente e respeitosamente chamado.Nesta data @AderbalMachado completa 80 ANOS!


Mas quem é nosso estagiário?!


Uma lenda na rádio e no jornalismo, um grande nome em Santa Catarina e ícone no Sul, a personalidade do Nomes & Marcas deste sábado (23) foi professor de muitos profissionais consolidados na região. Aderbal Machado é natural de Araranguá e vive, hoje, em Balneário Camboriú.


Durante toda sua trajetória, o profissional foi amparado por jornalistas dentro da própria família. “Na família, comigo, são quatro radialistas de profissão. Um inspirou o outro. Tive o privilégio de me guiar pelos meus três irmãos e adquirir hábitos e estilos dos três”, contou Aderbal.


Sua primeira participação foi, ainda menino, na Rádio Araranguá, dirigida, na época, por Nelson Almeida. “Eu devia ter 13 anos, era uma criança. Ele me colocou na técnica de som, quando você tinha que ter o esforço para compensar a falta de tecnologia da época”, recordou.


Aos 17 anos, Aderbal deixou a cidade natal para ir a Criciúma, onde permaneceu por 21 anos. Depois, morou em Florianópolis por 11 anos. A pior fase de sua carreira foi logo após, em Jaraguá do Sul, onde ficou por três anos. “O meio profissional lá não era muito adequado para aquilo que eu gostava de fazer”, disse. E, após voltar por alguns meses a Criciúma, foi, por fim, convidado a trabalhar em Balneário Camboriú. Na cidade, Aderbal vive há 25 anos.

Além de uma bela trajetória na rádio, o jornalista passou, também, pela televisão. Ao lado de Gilberto Lima, fez um jornalismo de ponta em Santa Catarina, transmitindo a TV Eldorado de Criciúma para todo o Estado.


“Foi um experimento, eu não acreditava que fosse dar certo. Eu não me tinha como apresentador de televisão, nem como âncora. Mas aquele tempo foi engraçado!”, concluiu, nostálgico, o radialista.


Parabéns Aderbal pela linda trajetória de vida!


E fecharam com esta foto que achei sensacional, de muita criatividade:



 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
LogomarcaMin2cm.jpg

Siga nas Redes Sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube

© 2020 | Aderbal Machado

bottom of page