Juliana quer saber sobre equívoco contratual em UPA
- Aderbal Machado

- 27 de jun. de 2024
- 3 min de leitura
Inaugurada este mês, a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Barra já é alvo de uma discussão contratual entre a entidade gestora e a Prefeitura. Conforme reportagem do Portal Menina, a empresa Orion, vencedora da licitação, alega um “equívoco contratual” quanto ao número de médicos a serem contratados e pede um reajuste no valor do contrato.
Segundo a empresa, o contrato previa uma equipe de três médicos clínicos gerais 24 horas por dia, mas não especificava que os três profissionais deveriam estar simultaneamente na unidade.
"Isso gerou uma diferença significativa no número de médicos para os 30 dias de UPA. Já nesses primeiros 21 dias, as contas não bateram", disse o responsável. O valor de repasse anual para gerir a UPA da Barra é de R$ 8,5 milhões, e a empresa exige uma alteração no valor.
Juliana Pavan decidiu convocar a Secretária de Saúde, Caroline Prazeres, para prestar esclarecimentos sobre a continuidade dos serviços na UPA e o risco de falta de atendimento. "Por enquanto, estão cumprindo o contrato, mas queremos garantir que as partes se acertem e a população não seja penalizada. Não queremos polemizar, mas sim, evitar problemas", disse a vereadora.
Após a aprovação unânime dos requerimentos em plenário, agora depende do Presidente David La Barrica (Patriotas) definir a data das convocações.
A empresa contratada mandou um recado aos médicos:
Doutores, boa noite.
Esperamos que estejam todos bem.
A vinda da Orion pra UPA foi através de uma licitação pública, como todos sabem.
Vencemos a licitação.
Acontece que tão logo chegamos para a real implantação, deparamos um grande equívoco havido.
O termo de referência fazia uma exigência de 3 médicos 24h. Mas, não falava que deveria ser 3 médicos 24h e de forma simultânea.
Isso deu uma diferença gigante no número de médicos para os 30 dias de UPA.
Já nesses primeiros 21 dias e meio as contas já não bateram.
O valor faturado em relação ao serviço medico oferecido não passou de 17% do valor a ser pago aos médicos.
A empresa já protocolou um pedido de repactuação e ajuste dessa situação. Mas, a situação ainda está em análise pelo setor de compras.
Acreditamos que esse grande equívoco seja logo resolvido.
Essa questão foi nesta semana repassada ao nosso RT, que pode atestar o que está sendo dito aqui.
Então, do valor faturado e recebido, após pago os celetistas, restou em torno de R$ 220.000,00 (que está em caixa) para uma folha médica de R$ 320.000,00.
A empresa tem vários contratos que ao final do mês dão condição de gerar a diferença para dar suporte a essa diferença até que a situação levantada seja analisada e resolvida.
Tendo em vista que a empresa se propôs, por último a pagar aos médicos entre 15 e 20, e como essa diferença pode não chegar até dia 25, a empresa está propondo já usar o que tem em caixa para pagar parte do valor da folha médica, na próxima terça-feira, propondo o seguinte:
Dos valores levantados até o montante de R$4.500,00 pagaria na totalidade e, para os valores superiores a esse, pagaria 50% na terça-feira e os 50% restante pagará no dia 01.07, usando crédito de outros contratos existentes.
À partir deste mês a empresa estará efetuando o pagamento até o dia 20, sempre.
A empresa continuará não medindo esforços para honrar seus compromissos com os doutores.
Renovamos os nossos votos de estima e consideração pela parceria havida com cada um de vcs.
Que seja duradoura, a ponto de, quem sabe, estarmos prorrogando essa parceria até o limite de 5 anos, permitidos.
Um forte abraço a todos e uma boa noite!












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