top of page

Faltou debate na mudança de gestão do Porto de Itajaí, diz FIESC

O governo federal, por meio do ministério de Portos e Aeroportos, deu início nesta terça-feira (17) à retomada da gestão do complexo portuário de Itajaí. A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e as demais entidades do setor produtivo haviam se manifestado contrárias à federalização da autoridade portuária de Itajaí.

De acordo com o presidente da Federação industrial, Mario Cezar de Aguiar, a decisão de federalizar a autoridade portuária foi unilateral, e faltou discussão com a sociedade catarinense. "Não houve debate com as entidades nem com as empresas, com quem efetivamente movimenta as cargas. Estamos preocupados com a dragagem do canal de acesso, indispensável para o funcionamento do complexo portuário de Itajaí", destacou. 


O porto teve as atividades paralisadas em 2022, e apenas este ano teve suas atividades retomadas, com a JBS Terminais assumindo a concessão temporária. A decisão de assumir a gestão do Porto de Itajaí foi tomada após debate apenas dentro do governo federal, sem envolvimento dos catarinenses.


De acordo com o Ministério, a gestão será feita pela Autoridade Portuária de Santos (APS).  O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que "o trabalho conjunto entre os dois portos fortalece a competitividade logística, facilita a otimização de rotas e operações e melhora a eficiência no atendimento ao mercado internacional, impulsionando o desenvolvimento econômico de ambas as regiões".


Com informações da assessoria de imprensa do ministério de Portos e Aeroportos.


Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
LogomarcaMin2cm.jpg

Siga nas Redes Sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube

© 2020 | Aderbal Machado

bottom of page