Falta de água na temporada
- Aderbal Machado

- 11 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
A preocupação do prefeito eleito de Camboriú, Leonel Pavan, é a possibilidade de falta de água na temporada na sua cidade. Nem é preciso saber mais sobre o assunto para afirmar-se que haverá problemas. Se pontuais (virada de ano) ou não, o tempo dirá.

Mas a verdade é que o sistema é frágil e, de certo modo, insuficiente. A demanda será bem maior, mais que o dobro. Mesmo hoje, a superveniência de qualquer fenômeno imprevisível, como estiagem ou avaria na captação, um rompimento de adutora ou uma falha no tratamento, o sistema sairá da sua normalidade e a falta de água poderá acometer não apenas Camboriú. Faz muito tempo que não há crises de desabastecimento, é verdade, mas já houve momentos terríveis em outras temporadas.
Enquanto Pavan profetiza lá, o futuro diretor-geral da Emasa, Auri Pavoni, reverberou a possibilidade aqui também. A oferta de água tratada da ETA é de pouco mais de 1000 litros por segundo e 25% disso vai pra Camboriú. Mas é preciso ampliar bem a capacidade de reservação, lá e cá. E incentivar ainda mais a ampliação da capacidade de reservação domiciliar. Quem sabe construir cisternas públicas em locais estratégicos nos bairros para, na ocorrência de um desses casos fortuitos, serem acionadas e garantir a manutenção do abastecimento por áreas, com a necessária economia de consumo.
Há que se investir mais nisso, coisa que, nos últimos anos, ficou de lado, juntamente com a incompetência de manter o tratamento de esgoto com a mesma eficiência do início de atividade da atual ETE.
Nisso as duas cidades precisam trabalhar, em consonância com outras áreas de comum interesse, como saúde, mobilidade, transporte e estrutura urbanística.
Hoje a reservação de BC é assim:} R-1: capacidade de 6,4 milhões de litros, abastece a região Central da cidade.
R-2: capacidade de 6,4 milhões de litros, abastece a região Sul da cidade.
R-3: capacidade de 2 milhões de litros, abastece Ariribá, Praia dos Amores e região alta do Bairro das Nações.
Reservatório Estaleiro: capacidade de 1,5 milhões de litros, abastece Estaleiro e Estaleirinho.
Reservatório Laranjeiras: capacidade de 500 mil litros, abastece Laranjeiras e Taquaras.
São em torno de 17 milhões de litros. Mais ou menos a metade do consumo de um dia em tempos normais (fora de temporada). Nas temporadas, o consumo dobra, com tendência a aumentar entre uma e outra. Por aí dá pra se ver os riscos existentes. Basta uma pequena pane, o sistema parar por doze horas e teremos um problemaço pela frente.










Comentários