Faleceu Gert Hering
- Aderbal Machado

- 14 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Faleceu nesta sexta-feira, dia 13, Gert Hering, pai da professora Cláudia Ávila, do Colégio Raízes, de Balneário Camboriú. Nosso sentimento mais profundo. Velório até 13 horas deste sábado, no Crematório Vaticano, de Balneário Camboriú. Sepultamento no cemitério da Igreja Luterana em Blumenau.
Ele criou e dirigiu durante anos o museu do Parque da Santur e uma de suas angústias era o estado de abandono que, em certo momento, viveram as relíquias históricas do sambaqui da Praia de Laranjeiras, lá expostas. O museu era a sua vida e a ele dedicou tudo.
Privei de sua amizade, quase platônica nos últimos anos, pois raramente nos encontrávamos, mas sempre que isso acontecia, batíamos um papo sempre agradável e leve de saudosismos.

Gert Hering
Gert Hering, filho de Francisco e Irma Hering, nasceu no dia 25 de junho de 1935, na cidade de Blumenau. É casado com Yara Hering, tem três filhos: Cynthia, Gert e Claudia, quatro netos: Anna, Thiago, Laudelino e Francisco, e uma bisneta: Alice.
Em 1961, já estava em Camboriú exercendo a atividade de pescador de camarão. No ano seguinte, iniciou como instrutor de Educação Física no Colégio Agrícola, e em 1971, começou os preparativos para a implantação de um museu dentro desta instituição de ensino. Por esse motivo, foi convidado em 1972, pelo Prefeito Armando Ghislandi, para montar o Museu da Prefeitura, que está localizado hoje no Parque Cyro Gevaerd, o Zoológico da Santur.
Ainda em 1972, foi assessor técnico voluntário da delegação de atletismo nos Jogos Abertos de Santa Catarina, o JASC, em Itajaí; e também foi técnico voluntário da delegação de atletismo nos JASC de São Bento do Sul, no ano de 1973. Por muitos anos, Gert Hering lecionou no Colégio João Goulart e Colégio Bruno Silva.
Em função dos seus conhecimentos de primeiros socorros e reanimação de afogados, adquiridos no Exército, ele foi Chefe voluntário dos Salva-Vidas em Balneário Camboriú, em 1974, e também, foi, voluntariamente, membro consultor da Defesa Civil. Gert ainda exerceu outras atividades voluntárias como a de instrutor da banda municipal, em 1975, e de coordenador de trânsito de Balneário Camboriú, em 1976.
Destaca-se a sua participação como assessor do Padre Raulino Reitz, em 1977, no achado e escavações de sambaquis na praia de Laranjeiras. Após 42 anos de trabalho para a conclusão do acervo do museu, Gert Hering novamente participa voluntariamente como Conselheiro da Fundação Cultural de Balneário Camboriú e Conselheiro Fiscal e Administrativo do atual BCPREVI, o Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Balneário Camboriu. Entre os três museus do Parque Cyro Gevaerd, o Museu Gert Hering é o que possui o maior acervo, com espaços dedicados à fauna marinha, arqueologia, fauna terrestre e morfologia óssea.










Comentários