Eleição em Brusque: TRE-SC mostra novidades da votação, como o aplicativo QRTot
- Aderbal Machado

- 9 de set. de 2023
- 1 min de leitura
Segundo o Tribunal, o pleito foi considerado um marco de inovações no que diz respeito ao papel da Justiça Eleitoral na coordenação dos trabalhos.

Um dos principais destaques foi o aplicativo QRTot que, através da leitura dos boletins de urna feita pelos mesários, apresentou 100% dos votos nominais em apenas 34 minutos de apuração. Matematicamente, já era possível apontar a chapa eleita às 17h14 do domingo.
Outra medida bem-sucedida, para o TRE, foi o uso de duas urnas eletrônicas em uma única sala de votação, aproveitando o mesmo grupo de mesários para atender os eleitores das duas seções.
Ainda durante a sessão plenária, o juiz ouvidor do TRE-SC, Willian Medeiros de Quadros, sublinhou o trabalho feito pela Ouvidoria do Tribunal, que promoveu a pesquisa de opinião Escuta Ativa com mesários e eleitores.
O questionário foi aplicado com 421 eleitores em mais de 15 locais de votação com o intuito de aperfeiçoar os serviços prestados. Também foram coletadas as impressões de centenas de mesários sobre o seu trabalho e o papel da Justiça Eleitoral.
O magistrado lembrou ainda que o pleito em Brusque foi um marco para a prestação jurisdicional da Corte, que foi entregue com celeridade e julgou temas relevantes, entre eles um novo entendimento acerca do Horário Eleitoral em eleições suplementares.
Em agosto, o TRE determinou que a distribuição do tempo da propaganda em rádio e televisão para pleitos fora de época deve ter como referência o último resultado de eleições para Câmara dos Deputados. A decisão estabelece um precedente para futuros recursos relacionados ao tema.











Comentários