top of page
  • Foto do escritorAderbal Machado

Eleição em Balneário Camboriú: as abóboras se ajeitarão no caminho

Contava repetidamente Victor Fontana, ex-deputado federal e ex-vice governador de Esperidião Amin no seu primeiro mandato (1982-1986), ao analisar os atropelos e discussões antecipadas de arranjos políticos em ano eleitoral: "No andar da carroça, a carga de abóboras vai se ajeitando".


O significado disso: as discussões e os entreveros, regra geral, são recheados de contradições, precipitações, agressividades, rompimentos, embates fratricidas. No fim, vencidos os prazos de disputas internas e a convenção afinal decide quem é quem na ordem das coisas, "cessa tudo o que a antiga Musa canta, pois valor mais alto se alevanta" (citando Luiz de Camões). As abóboras se acomodaram.


Decididas as formas e nomes, a o chamado "aggiornamento" ou atualização dos preceitos e objetivos. E os grupos entram na disputa eleitoral ocupando seus devidos lugares. Não sem ainda traições, embates, precipitações. Porém com o quadro definido, restando apenas o tradicional "quem pode mais, chora menos". Amiudando: quem tem mais voto, leva. E recomeçam as expectativas.


O jogo atual, como está sendo jogado, revela personalidades, a ponto de se observar, sem muito esforço, quem é medíocre e quem é superior. Quem se realça e quem se amesquinha.

Façam seus próprios julgamentos.

Posts recentes

Ver tudo

JBS assumirá porto de Itajaí

Ministro dos Portos e Aeroportos confirma estar em curso processo para que a JBS assuma a operação do Porto de Itajaí. Declarada vencedora do edital de concessão provisória - por dois anos - do porto,

LogomarcaMin2cm.jpg
bottom of page