Dengue avança em Santa Catarina este ano, superando 2022 com dados preocupantes
- Aderbal Machado

- 27 de jul. de 2023
- 2 min de leitura

O ano de 2023 já registra mais casos confirmados de dengue do que todo o ano passado. São 96.040 casos registrados até agora, 12.764 a mais do que o total registrado durante todo o ano de 2022 (83.276). Os números ainda devem aumentar, já que 16.618 notificações permanecem como casos suspeitos.
Com relação aos óbitos por dengue, 2023 também tem dados preocupantes. Foram confirmadas 89 mortes pela doença e seis ainda seguem em investigação. Durante todo o ano de 2022, foram registrados 90 óbitos pela doença.
Além da dengue, casos de chikungunya também tiveram aumento em 2023. Até o momento, já foram confirmados 44 casos, destes, 16 foram contraídos em Santa Catarina. Em 2022, foram confirmados 25 casos, sendo 3 autóctones.
Sinais e sintomas
Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Podem ocorrer também náuseas e vômitos. Ao apresentar sinais e sintomas, deve-se procurar atendimento em um serviço de saúde.
A hidratação intensa é uma das principais medidas de manejo na dengue, sendo importante que as pessoas com sintomas se hidratem desde o momento de espera pelo atendimento.
O controle do Aedes aegypti ainda é a melhor estratégia para evitar a transmissão de dengue, febre de chikungunya e Zika vírus. Uma vez por semana vistorie sua casa e seu ambiente de trabalho. Elimine locais com água parada.
BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Desde o início das ações, os casos apresentaram uma queda significativa. Em junho deste ano, foram registrados 443 casos positivos da doença, já no mês de julho somente 53 casos.
O município enfrentou uma epidemia de dengue entre os meses de março até junho, neste período foram anotados mais de 4.300 casos, sendo que desde o início do ano, foram registrados 4.411 casos.
Ao todo, foram feitas 45.681 mil vistorias pelas residências e locais públicos da cidade em 2023. Entre as medidas adotadas pela Prefeitura no combate à doença, estão a criação do Centro de Referência e Atendimento à Dengue, que foi fechado após a queda nos casos, além de mutirões e ações de conscientização em escolas.











Comentários