top of page

Cinco pontos impróprios na Praia Central, aponta IMA

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), divulga o relatório de balneabilidade com as informações referentes à semana de 09 a 13 de dezembro de 2024. De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho, o que representa 71,43%.

ree

Em Balneário Camboriú, cinco pontos da Praia Central foram considerados impróprios: PONTAL NORTE, E NOS PONTOS LOCALIZADOS EM FRENTE ÀS RUAS 2000, 2500, 2400 E 1400. Os índices de comprometimento, no entanto, não são significativos, comparados aos de outras análises.


Em Bombinhas, dos oito pontos de análise, quatro foram considerados impróprios: PRAIA DE BOMBINHAS, ZIMBROS, CANTO GRANDE E PRAIA DE BOMBAS.


Em Itapema, dos nove pontos de coleta, três impróprios: rua 113, rua 205, rua 1100.


Em Navegantes, somente na foz do rio Gravatá. Em Porto Belo, ao lado do trapiche. São seis pontos de coleta.


Em Itajaí, dos cinco pontos de análise, só um comprometido: em frente à saíde da lagoa, na PRAIA BRAVA.


O Programa de Monitoramento de Balneabilidade do IMA segue um cronograma prévio provendo transparência e publicidade ao processo. Desta forma, todo cidadão pode acompanhar quando haverá a coleta em determinado ponto.


À medida que as análises vão sendo concluídas pelo laboratório do IMA, o resultado do ponto é atualizado automaticamente e pode ser conferido no mapa do site: https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/e no aplicativo Praia Segura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).


Para acompanhar os resultados das coletas, basta clicar nas bandeirinhas do ponto de interesse e conferir no mapa do site o status da propriedade da praia e a data da última coleta realizada no local. O site também possui o menu histórico, um espaço de pesquisa onde é possível acessar datas, horários, condições do vento, maré, entre outras informações que são registradas no momento da coleta e os resultados da condição própria ou imprópria de cada ponto amostrado.


De outubro a março, o IMA realiza o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente, e às sextas-feiras, divulga um release com o balanço da semana. Já entre os meses de abril e setembro, a pesquisa e a divulgação são mensais.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
LogomarcaMin2cm.jpg

Siga nas Redes Sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube

© 2020 | Aderbal Machado

bottom of page