top of page

Cidades promovem ação de limpeza do Rio Camboriú e afluentes

A ação de limpeza está marcada para 22 de março, Dia Mundial da Água, assim como em 2025, quando as prefeituras de Balneário Camboriú e Camboriú se uniram em prol do rio que abastece as duas cidades.


EM 2025 FORAM RETIRADAS DUAS TONELADAS DE LIXO DAS ÁGUAS E DAS MARGENS DO RIO CAMBORIÚ
EM 2025 FORAM RETIRADAS DUAS TONELADAS DE LIXO DAS ÁGUAS E DAS MARGENS DO RIO CAMBORIÚ

De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Balneário Camboriú (Semam), Nelson Oliveira, a segunda edição da movimento incluirá, na mesma data, o Rio Marambaia e todos outros que banham o município. “A nossa ação vai ganhar um novo formato neste ano, vamos fazer a limpeza em todos os rios e córregos. Vamos precisar muito de parceiros", disse o secretário, que divulgou um link de inscrição para voluntários interessados em participar da limpeza de 22 de março (confira abaixo). Com o novo formato, a ação será denominada de “Todos pelo Rio Camboriú e Afluentes”.


Toda quinta-feira, até o dia da ação, haverá reunião preparatória com entidades de Balneário Camboriú no Parque Raimundo Malta, sede da Semam. Na próxima quinta-feira (5), às 15h, o encontro será com as associações de bairros, no qual serão mapeados os rios e córregos.

Camboriú também fará reuniões preparatórias.


O objetivo é mobilizar o maior número possível de voluntários. Na limpeza de 2025, cerca de duas mil pessoas retiraram duas toneladas de lixo das águas e margens do Rio Camboriú.

Entre os voluntários da ação, estarão escoteiros, assim como em 2025. Conforme o diretor de métodos educativos do Grupo Escoteiro Leão do Mar, Jorge Peraça, no ano passado cerca de 150 jovens de dez a 18 anos participaram da ação, atuando nas margens do rio. Para 2026, a estimativa é que o número de voluntários da entidade seja semelhante. “Eventos como este são importantes porque, além de envolverem os jovens, envolvem os pais. Nós trabalhamos muito com projetos socioambientais e comunitários”, explica Peraça.


Inscrição


VAMOS COMBINAR:

A ação é importante, mas paliativa. Como diz a própria notícia oficial: ano passado retiraram duas toneladas de detritos do rio Camboriú. Agora tirarão outro tanto ou mais. Ano que vem idem. Falta uma ação um pouco maior, mais profunda e resolutiva, além de mais drástica para melhorar a condição do rio Camboriú, além desta. Que não é decorrente apenas de lixo ou dejetos, mas de poluição com produtos químicos.

===

(PUBLICIDADE INSTITUCIONAL)

PARA SABER MAIS ACESSE WWW.BC.SC.GOV.BR
PARA SABER MAIS ACESSE WWW.BC.SC.GOV.BR

===

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O RIO: A Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú enfrenta alto risco de insegurança hídrica a partir de 2025, com potencial colapso até 2043 devido ao crescimento populacional. A situação é crítica, com manutenção recente na adutora de água bruta Águas de Camboriú e necessidade de dragagem para conter o assoreamento. 


Situação Atual do Rio Camboriú (2025-2026):

  • Crise Hídrica: Estudos indicam que a demanda por água superará a disponibilidade, resultando em riscos de desabastecimento.

  • Contaminação e Qualidade: Houve registros de substâncias tóxicas na água em 2025, exigindo monitoramento intensivo YouTube.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
LogomarcaMin2cm.jpg

Siga nas Redes Sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube

© 2020 | Aderbal Machado

bottom of page