BC terá quatro novas estações meteorológicas
- Aderbal Machado
- 4 de set.
- 2 min de leitura
Defesa Civil municipal, iniciou as tratativas para a instalação de quatro novas estações meteorológicas na cidade. Os equipamentos foram requisitados no último mês, durante agenda da prefeita Juliana Pavan com o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, em Florianópolis.
Na oportunidade, o Governo do Estado sinalizou o apoio, sendo que ficou acordado que dois dos aparelhos serão adquiridos ainda neste ano pelo município, com recursos próprios, e no próximo ano a cidade receberá as outras duas estações, estas com investimentos estaduais.
Em contrapartida à aquisição dos dois equipamentos pelo município, o Estado se comprometeu a custear a manutenção mensal de todas as quatro estações meteorológicas.
“Nosso objetivo é garantir o monitoramento climático e, assim, estarmos preparados para dar uma resposta rápida em situações de risco. Estamos investindo na Defesa Civil com foco na prevenção, para garantir a segurança da população”, ressalta a prefeita.
Conforme explica o secretário de Segurança e Ordem Pública, Major Geraldo Rodrigues Alves Junior, os dois equipamentos serão adquiridos com recursos do Fundo Municipal de Defesa Civil pela Ata de Registro de Preço do Estado e instalados no Parque Natural Raimundo Malta, no Bairro dos Municípios, e nas Praias Agrestes, Região Sul.

Posteriormente, as outras duas estações que serão entregues pelo Governo do Estado irão contemplar o Centro e a Região Norte da cidade. Ainda não há previsão para as datas de instalação.
A instalação das estações meteorológicas faz parte das ações e estratégias que vêm sendo adotadas pela prefeitura desde janeiro deste ano, para fortalecer a Defesa Civil municipal. “Encontramos uma Defesa Civil desestruturada e o episódio das fortes chuvas no início do ano fez com que antecipássemos o plano de fortalecê-la. Para se ter uma ideia, hoje não temos nenhuma estação meteorológica funcionando no município”, pontua o secretário.
O equipamento é fundamental para a prevenção, uma vez que auxilia no monitoramento de sistemas climáticos.
Comentários