BC quer adotar tecnologia alemã para tratar águas pluviais
- Aderbal Machado

- 15 de out. de 2025
- 2 min de leitura
O Hydroshark é um separador hidrodinâmico de detritos que realiza o tratamento físico da água da chuva, retendo materiais flutuantes e sedimentando partículas em suspensão, permitindo que a água tratada seja devolvida ao meio ambiente com menor impacto.
Após técnicos da Emasa de Balneário Camboriú conhecerem a tecnologia Hydroshark, foi a vez da prefeita Juliana Pavan saber mais detalhes do sistema inovador de tratamento de águas pluviais. Na tarde desta terça-feira (14), acompanhada dos diretores da secretaria de Planejamento Urbano, Lucas Weber e Bruno Nitz, a prefeita recebeu representantes da empresa alemã 3P Technik Filtersysteme GMBH, que desenvolveu a tecnologia.

Durante a reunião, os representantes da 3P Technik explicaram à prefeita os detalhes técnicos do sistema, que já é utilizado em diversos países e que pode ser aplicado no município, como em obras de macrodrenagem, como a da Avenida Atlântica, além de outros pontos estratégicos da cidade. O Hydroshark é um separador hidrodinâmico de detritos que realiza o tratamento físico da água da chuva, retendo materiais flutuantes e sedimentando partículas em suspensão, permitindo que a água tratada seja devolvida ao meio ambiente com menor impacto.
“Projetos como o Praia 100% Limpa não tratam apenas de obras de esgoto. O tratamento das águas pluviais é fundamental, porque essas águas muitas vezes chegam à Praia Central carregando dejetos e resíduos. Iniciativas como essa mostram que estamos atentos a soluções inovadoras e sustentáveis”, destaca a prefeita.
Juliana Pavan reforçou ainda o compromisso da administração em buscar tecnologias que contribuam para o avanço do saneamento e a preservação ambiental. “Balneário Camboriú desponta no efetivo intuito de melhorar os índices de balneabilidade, especialmente nos períodos de chuva e durante a temporada de verão. Nós temos que fazer a nossa parte, investindo em tecnologia e planejamento para garantir uma cidade cada vez mais limpa e sustentável”, pontua.
Ao final da reunião, a prefeita encaminhou que as equipes técnicas da Emasa e da Secretaria de Planejamento avaliem a melhor forma de projetar e viabilizar a implantação do sistema, considerando seu potencial de integração com futuras obras de drenagem e saneamento do município.
=============
Características do sistema:
Tratamento físico da água da chuva
Remoção de sólidos em suspensão TSS
Sistema com instalação subterrânea na drenagem pluvial
Sem diferença de altura entre a entrada e a saída. Fácil controle e manutenção.
Tamanhos diferentes conforme as áreas.
Não é possível bloquear em virtude dos detritos.
=======
(Publicidade)











Comentários