top of page

BC = Bela Cidade aos 60 anos

ree

O aniversário de emancipação de Balneário Camboriú nos faz relembrar a chegada e muitos acontecimentos eclodidos durante este tempo pródigo. Desde 1997 a vivemos. Filhos adotivos dessa mãe carinhosa e acolhedora.

Nesses seus 60 anos de emancipação, invocamos todas as benesses divinas à nossa cidade de incrível capacidade de se impor em todos os sentidos.

Relembramos aqui personagens e momentos históricos, como uma forma de reverenciar aqueles que sonharam primeiro e concretizaram o sonho.

O cenário fala por si e com força prodigiosa.

ree
(Primeiros vereadores e primeiro prefeito eleito, Higino João Pio)
No pleito de outubro de 1965, sete vereadores foram eleitos entre os 14 candidatos, que disputaram os votos de 1800 eleitores. A sessão preparatória para posse e eleição da mesa diretora, da 1ª Legislatura da Câmara de Vereadores, foi realizada na sala de sessões da prefeitura, no dia 15 de novembro de 1965. Após quatro votações, a mesa diretora ficou assim constituída: presidente, Domingos Fonseca; vice-presidente, Aquiles da Costa; 1º secretário, Álvaro Antônio da Silva e 2º secretário, Eloy Reinert. Junto com os vereadores Joaquim Albino Gatto, Antônio Bernardes Passos e Walter Eilers, o plenário deliberou sobre o Projeto de Resolução nº1/65, que determinava o local da sessão de posse. Higino João Pio assumiu, nesta mesma data, o Poder Executivo como primeiro Prefeito eleito pelo povo, em sessão solene de posse na sede do Camboriú Country Clube, onde simultaneamente, foi instalado o primeiro período do Poder Legislativo Municipal. No dia seguinte ocorreu a primeira reunião ordinária, com a aprovação por unanimidade do projeto de resolução referente ao Regimento Interno da Casa, que até sua confecção definitiva, adotou o Regimento Interno da Câmara de Itajaí, com alterações no número de comissões (reduzindo de cinco para três) e horário da sessão. Durante a 1ª Legislatura também assumiram os mandatos legislativos os suplentes vereadores Ricardo Fuchs (PSD) e Luiz Fernandes (PTB). (INFORMAÇÕES DO SITE DA CÂMARA MUNICIPAL)
ree

(Solenidade de nomeação de Olávio Mafra Cardoso, primeiro Intendente do Distrito da Praia de Camboriú, futuro município, ano de 1959)

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
LogomarcaMin2cm.jpg

Siga nas Redes Sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube

© 2020 | Aderbal Machado

bottom of page