Balneário Camboriú tem a 2ª maior taxa de homicídios de SC
- Aderbal Machado

- 19 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Mapa da Violência no Brasil, usando dados do ano de 2022, conclui que, apesar dos números comparativos baixos de SC e de todas as cidades em relação a cidades com características populacionais iguais noutros estados, o estado é um dos mais privilegiados nessas estatísticas, em nível nacional. Mas dentro dele, Chapecó e Balneário Camboriú estão entre os municípios que apresentaram as maiores taxas de homicídios por 100 mil habitantes.
Segundo publica o relatório do levantamento, o estado de Santa Catarina apresentou, pela primeira vez na série histórica analisada, uma taxa de homicídios estimados por 100 mil habitantes inferior a 10,0. Foram 142 dos 295 municípios (48,1%) que não tiveram nenhum homicídio em 2022. Em números absolutos, Joinville e Florianópolis lideraram o número de homicídios (60 e 48, respectivamente), mas ainda assim com taxas inferiores a dez (9,7 e 8,9, respectivamente).
Entre as cidades médias e grandes (mais de 100 mil habitantes), as que apresentaram as maiores taxas foram Chapecó (12,6) e Balneário Camboriú (12,9), bastante abaixo da média nacional. Cidades do mesmo gabarito populacional, como Criciúma, Tubarão, Lages, Joinville, Blumenau, São José e Palhoça, todas tem números percentuais menores que Balneário Camboriú e Chapecó e estão bem colocadas no índice geral.
Entre as cidades com mais de 100 mil habitantes no Brasil, Jaraguá do Sul, Tubarão e Brusque alcançaram taxa inferior a 10 homicídios estimados por cada 100 mil habitantes e foram destaque de segurança em 2022, último ano analisado pelo relatório de 2024.
Esses resultados são notórios quando identificamos que SC possui a menor proporção de policiais por habitantes, o que refuta o senso comum de “mais policiais significa necessariamente mais segurança”.
Jaraguá do Sul é considerada a cidade mais segura do país, de acordo com o Mapa.
O Mapa inteiro pode ser acessado abaixo:











Comentários