As mudanças na ETE da Emasa e os números ainda insatisfatórios de eficiência
- Aderbal Machado

- 8 de ago. de 2023
- 2 min de leitura

Já estão em operação desde sexta-feira (04), os equipamentos de gradeamento fino mecanizado da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Balneário Camboriú. Os novos equipamentos foram instalados nas calhas de entrada do tratamento preliminar de esgoto da estação e começaram a ser montados na quinta-feira (03).
O gradeamento é um processo preliminar utilizado na Estação de Tratamento de Esgotos com a finalidade de separar sólidos grosseiros presentes no efluente, através de operação física de gradeamento mecanizado. A remoção desses sólidos protege os equipamentos eletromecânicos (bombas, válvulas, aeradores, removedores) e impede, ainda, o depósito em tubos, canais e tanques, oferecendo segurança e eficiência operacional.

Também já foi concluída a colocação do concreto não estrutural na base do novo decantador que está sendo construído na ETE, e, sobre a camada de concreto colocada esta semana, está sendo montada a estrutura de ferro para a concretagem definitiva da lage de fundo, que terá uma espessura de 40 cm.
O tratamento do esgoto que chega a ETE atualmente está com 65% de eficiência.
(Informações da Assessoria da Emasa)
COMENTS: Bom dizer: 65% de eficiência é pouco. Estamos falando de tempos normais. Na temporada, a tendência é piorar muito este quantitativo, pelo crescimento natural de uso do sistema. Segundo entendidos e técnicos da própria Emasa, na temporada esses números de eficiência podem chegar a 25%. Tecnicamente, um desastre. E por isso não podemos ser considerados habitantes de uma cidade bem saneada, como alguns alardeiam.
O quarto decantador, planejado há muito tempo, só agora está em vias de conclusão. Bom dizer também: a ETE foi projetada para ter cinco decantadores, desde sua construção no governo Piriquito, como requisito para um rendimento satisfatório de tratamento de esgoto.
A verdade, ante as novas ações de recuperação da capacidade de tratamento, é que faltou manutenção adequada no processo e nos equipamentos. Por isso chegamos nesse ponto.
Agora é orar para que dê certo o mais rápido possível.











Comentários