Aprovado na Assembleia projeto acabando com cobrança de 14% para aposentados
- Aderbal Machado

- 20 de dez. de 2023
- 1 min de leitura
A aprovação se deu por 27 votos favoráveis e 11 contrários.
O texto prevê redução progressiva para encerrar a cobrança de 14% na previdência dos aposentados. A mudança é feita na base de cálculo da contribuição para aposentados e pensionistas do Iprev.
Inicialmente, a incidência era sobre valores que excedessem um salário mínimo, mas, a partir de janeiro de 2024, a contribuição passa a ser calculada sobre o que excede 2 salários mínimos. Esse limiar aumentará para 2,5 salários mínimos em 2025 e para 3 salários mínimos em 2026, acabando com a cobrança dos 14% para todos aposentados e pensionistas na alíquota real.
Entre as principais mudanças também aprovadas está a separação dos segurados do Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado (RPPS/SC) em dois fundos distintos. A partir de janeiro de 2024, os atuais segurados integrarão o Fundo de Repartição Simples, denominado SC SEGURO, enquanto os novos servidores farão parte do Fundo em Capitalização, chamado SC FUTURO. Essa medida visa otimizar a gestão dos recursos, com contribuições aplicadas no mercado financeiro para garantir benefícios futuros.
O projeto também estende o prazo de adesão à previdência complementar (SCPrev) para os servidores, proporcionando a opção de um benefício especial.
O texto aguarda a sanção do governador para entrar em vigor.










Comentários