Achutti: é mais barato comprar vagas nas escolas particulares do que construir novas escolas
- Aderbal Machado

- 24 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Em entrevistas à Rádio Câmara BC (101,5), o secretário de Educação de Balneário Camboriú, Marcelo Achutti, revelou ser a procura por novas matrículas deste ano nas escolas municipais uma das maiores de muito tempo. Em compensação, por desídia, cerca de quatro mil pais deixaram de buscar a rematrícula dos seus filhos nos prazos oferecidos.

Houve uma mudança de local: da sede da Secretaria da Educação, na rua Camboriú, em espaço acanhado, foi para as instalações do Colégio Santa, na rua 2450, no centro da cidade, visando das mais funcionalidade e conforto aos pais e funcionários.
Entre NEIs (Núcleos de Educação Infantil) e Centros de Educação Municipal (CEMs), são 44 no total, além do CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos).
As filas têm sido enormes, com o atendimento máximo de 700 matrículas por dia - prevendo-se sete mil matrículas novas.
Sobre espaços, Marcelo revelou não ser necessária a construção de novas escolas, mas a revitalização das existentes. A razão foi explicada por ele: sai mais barato adquirir vagas nas escolas particulares do que construir e manter novas escolas - algo como de R$ 4.000,00 de custo/aluno para em torno de R$ 1.300,00 de custo/aluno nas escolas particulares, preço arbitrado para a aquisição das vagas. Segundo Marcelo, mais de 600 vagas foram adquiridas nas escolas particulares até agora, das quais cerca de 170 em nível infantil.
Perguntado sobre o CIEP, derrubado por questão sanitária (foi construído com paredes contendo amianto, proibido por lei), e por força de ação movida pelo Ministério Público. Mas por que não foi reconstruído ainda? Marcelo explicou: o sistema continua com a realocação dos alunos para outros estabelecimentos e para as escolas particulares.
O secretário fica no cargo até março deste ano, quando sai para se desincompatibilizar, retornando à função de vereador na Câmara Municipal, pois deverá ser candidato à reeleição ou, como já anunciou, ao cargo de prefeito.










Comentários