A expectativa do serviço de esgotamento sanitário de Camboriú vive nova etapa
- Aderbal Machado

- 2 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
A implantação do esgotamento sanitário de Camboriú ganha um novo capitulo. Segundo a empresa concessionária Águas de Camboriú, está na fase final. De acordo com a presidente da empresa, Reginalva Mureb, a expectativa é de que o termo aditivo no contrato autorizando a empresa a realizar as obras seja assinado ainda neste ano.
“Estamos muito otimistas com as conversas que vem acontecendo. Nos últimos dias encaminhamos as últimas documentações solicitadas pelo Ministério Público e poder concedente, e diria que estamos no fim das discussões. A expectativa é de que ainda nos primeiros dias de dezembro o termo seja assinado e possamos dar início aos licenciamentos logo em janeiro de 2024”, explicou ela.
“Diante do alto valor necessário para a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), mais de 300 quilômetros de rede e dezenas de estações elevatórias, e atenta à histórica demanda em ter uma cidade saneada, oferecemos nossos esforços e capacidade de investimento para que Camboriú avance nesta questão”, conclui a presidente da Águas de Camboriú.
A assinatura do termo é necessária para o ajuste de contrato entre poder concedente e empresa, pois atualmente o documento não prevê a instalação de coleta e tratamento de esgotos em Camboriú.
O projeto para a implantação do sistema está pronto e já foi apresentado ao Executivo Municipal e ao Comitê de Bacia do Rio Camboriú. A obra demanda mais de R$ 100 milhões, entre estação de tratamento, elevatórias e rede de captação. Se repactuado o contrato, a Águas de Camboriú investirá recursos próprios, com a possibilidade de começar a aplicar imediatamente na implantação do sistema.
(Notável lembrar: o sistema se mantém desde 2005, quando a Emasa assumiu em Balneário Camboriú e a cidade vizinha negou associar-se à empresa e resolveu criar uma gestão própria, no início através de uma secretaria específica. E lá se vão 18 anos sem qualquer tipo de solução, com o quadro ambiental se deteriorando a cada dia, com danos a Camboriú e Balneário Camboriú. A expectativa está aí. Se uma birra política entre correligionários naquela época - os prefeitos de Balneário (Rubens Spernau) e de Camboriú (Edinho), ambos do PSDB - não houvesse prevalecido, o problema não existiria mais).










Comentários