A cidade conservadora tem na sua história, indelével, um dos mais consagrados líderes esquerdistas do Brasil
- Aderbal Machado
- há 15 horas
- 2 min de leitura
Atualizado: há 2 horas
João Goulart, ex-presidente, líder nacional do PTB, durante muitos anos, nas décadas de 50 e 60, conviveu com Balneário Camboriú, mantendo aqui muitas amizades pessoais. Sua casa de veraneio e lazer eventual ficava na orla, atual Avenida Atlântica, na Barra Sul, esquina com a rua 4600. Ali, depois, funcionaram restaurantes e hoje nada mais existe, dando lugar a um dos enormes edifícios da cidade.
Balneário é tida e havida como uma das cidades mais conservadoras do Brasil, com uma esquerda tímida e frágil na sua estrutura político-eleitoral. Jango, no entanto, aqui viveu e conviveu, foi benquisto e manteve relações de amizade com expressões da nossa vida social, econômica e política, como Klaus Fischer e sua família, proprietários do emblemático e histórico Hotel Fischer, de saudosa memória onde Jango, inclusive, além de sua casa próxima, também se hospedou várias vezes. A tal ponto de ter assinado uma dedicatória especial (anexa).
O maior Colégio público da cidade tem seu nome - e um dos principais de toda a região. Por ele passaram gerações inteiras de pessoas, cujo futuro se misturou com o da cidade, sendo muitas dessas pessoas, depois e atualmente, ocupantes de posições importantes na vida da cidade e do Estado.
Além de Jango, também Doutel de Andrade, seu secretário particular, deputado federal, vice-governador de SC (governo Celso Ramos) e cidadão de alta inteligência e perspicácia é homenageado na cidade com o nome do CIEP construído no primeiro governo de Leonel Pavan. O CIEP foi demolido no governo passado e a prefeita Juliana Pavan planeja reconstruí-lo.
Correção: o CIEP é Rodesindo Pavan.
O EJA. é Doutel de Andrade (justa correção de leitora)
A cidade lhes deve muito e o fato de ser conservadora nada afeta. Até pelo contrário.
A história de Jango em BC está inscrita em imagens no Arquivo Histórico.4

JANGO CONVERSANDO COM GILBERTO AMÉRICO MEIRINHO, AUTOR, COMO VEREADOR DE CAMBORIÚ, DA RESOLUÇÃO QUE CRIOU O DISTRITO DA PRAIA DE CAMBORIÚ, EM 1959 E DEPOIS, EMANCIPADO O MUNICÍPIO EM 1964, FOI PREFEITO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ DE 1973 A 1977.

A CASA DE JANGO (ATLÂNTICA, ESQUINA COM A RUA 4600

A DEDICATÓRIA DE JANGO AO HOTEL FISCHER, EM 1958