Vereadora Jade pede recursos em Brasília para educação e saúde de BC
- Aderbal Machado

- 10 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
A vereadora Jade Martins (MDB) participou, na manhã desta quarta-feira (10), em Brasília (DF), da cerimônia de anúncio dos Projetos Habilitados pelo Fundo de Investimento em Infraestrutura Social (FIIS) e dos Projetos de Abastecimento de Água – Urbano e Rural – e de Esgotamento Sanitário Urbano, dentro do Novo PAC Seleções.
Durante o evento, realizado no Palácio do Planalto com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, governadores e prefeitos, Balneário Camboriú foi contemplada com R$ 90,4 milhões em financiamento via Caixa Econômica Federal. Os recursos serão destinados à implantação de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) modular e à modernização do sistema existente.

Nova ETE e modernização
A proposta técnica prevê a construção de uma ETE modular com capacidade de 300 L/s, em nível terciário, utilizando processos avançados de tratamento das fases líquida e sólida. O investimento também contempla a modernização completa da tradicional ETE Nova Esperança, construída em 1986 e responsável pelo atendimento de mais de 90% do município.
Originalmente projetada para atender até 80 mil habitantes, a unidade já opera no limite, mesmo após reformas ao longo dos anos. A ETE Taquaras, que atualmente funciona como elevatória, seguirá integrada ao sistema após a ampliação.
Solicitação de emendas
Na terça-feira (9), a vereadora esteve no Congresso Nacional, onde apresentou pedidos de recursos federais por meio de emendas parlamentares para as áreas de educação e saúde.
Entre as solicitações, destaca-se a verba para a construção do novo Núcleo de Educação Infantil Vovô Alécio, localizado no bairro Ariribá e recursos para a saúde, na Atenção Primária.
Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú










Comentários