top of page

Vereador Achutti denuncia indústria da multa na cidade e sou obrigado a concordar

O vereador Marcelo Achutti (MDB), denuncia e critica na Câmara de Balneário Camboriú, a intenção de se instalar mais dois radares na cidade: um na Martin Luther e outro na descida da Via Panorâmica.

ree

Falou de cadeira: ano passado tomei seis multas num radar localizado nas proximidades do elevado da Quarta Avenida, surpreendido numa velocidade de pouco mais de 50km/h, porque ali o limite é 50. Como um radar já me multou numa noite quase uma da manhã, rodando sozinho e Deus na Avenida do Estado a pouco mais de 50 por hora. Ninguém por ali. Só eu. Qual a razão disso? Multar, pombas. Dizem que a implantação de radares se dá após a constatação de índice de acidentes ou risco potencial comprovado em determinados trechos ou ruas. Nunca vi nenhuma demonstração disso em muitos pontos de radares. Cito outro: rua 3000. Ali tem um limitador de velocidade com sistema de multa. Nunca ouvi, em tempo algum, sobre acidentes naquela via, entre a Avenida Brasil e a Terceira Avenida, nem por excesso de velocidade e nem por outra razão qualquer quando não havia radar. Pra mim, isso só demonstra a intenção de multar. Sou testemunho presencial: morei anos e anos na rua 3000.


Reforçar campanhas educativas é incômodo, dá trabalho, exige persistência. Funciona, se o poder público decidir manter por muito tempo até o pessoal aprender ou se habituar.


Mas educar, nem pensar. Sequer para aprender a trafegar direito, obedecer as faixas de segurança ou estacionar em lugares indevidos. Nesta semana, inclusive, vários veículos de luxo foram flagrados, em pleno centrão, vejam só, estacionados bem belos e formosos SOBRE AS CALÇADAS. Foram flagrados e punidos, claro, mas ficou bem clara a falta de educação e, via de consequência, a falta de campanhas sólidas neste sentido.


Aliás, só pra constar: com as tranqueiras do trânsito de BC a qualquer hora o dia ou da noite, andar a mais de 40 ou 50 é complicadíssimo.


NOTA PÓS:

Beto Castilho, da BCTran, ao anunciar a instalação desses radares fixos, explicou a razão e como isso será feito. Segundo ele, por realocação de equipamentos em operação noutros locais. Um deles, o da rua Isidoro Caetano, no Bairro Pioneiros, por já não ser necessário, de fato, pois os cruzamentos ali foram eliminados com a nova disposição de tráfego da Avenida do Estado no sentido Itajaí. De onde tirarão o outro, não disse, mas fico imaginando: se vão tirar de onde tem movimento, então lá não era tão necessário assim. Se não era, quais critérios para a sua implantação. É disso que se trata.

Diz Beto que detectou-se velocidade acima de 70 na descida da Via Panorâmica. Duvido. Descer aquele trecho com três curvas fechadas à esquerda, a última já em cima da sinaleira, a 70 por hora é quase impossível, exceto sem NENHUM movimento. E olhe lá. Ou seja: é muito difícil ou quase impossível. Queria ver ele, só pra demonstrar, fazer isso numa madrugada dessas.

A 55 km, por hipótese, é até possível, um pouquinho mais, depois da derradeira curva, já perto da sinaleira do cruzamentos com a rua Aqueduto. Mas um pouquinho mais vem a multa e talvez seja esta a intenção. Foi o que aconteceu comigo, conforme relatei lá em cima, noutro ponto perto dali, em sentido contrário, pela Avenida do Estado.


 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
LogomarcaMin2cm.jpg

Siga nas Redes Sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube

© 2020 | Aderbal Machado

bottom of page