top of page

Santa Catarina tem a melhor distribuição de renda do país

Santa Catarina alcançou o melhor desempenho do Brasil em relação à distribuição de renda dos trabalhadores ocupados. O estado apresenta o menor Índice de Gini do país, conforme os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), referentes ao primeiro trimestre de 2025.

ree

O Índice de Gini é um indicador reconhecido internacionalmente que mede a igualdade ou desigualdade na distribuição de renda em um território. Em síntese, o índice avalia o grau de concentração de renda do grupo estudado, em uma escala que vai de 0 (zero) a 1 (um). A escala 0 reflete uma distribuição igualitária de renda. A escala 1 reflete uma distribuição de desigualdade extrema, quando uma pessoa detém toda a renda de uma sociedade. Portanto, quanto mais próximo de zero, melhor.


“É como eu sempre digo: o melhor programa de transformação social é o emprego. É com oportunidades de trabalho que conseguimos dar liberdade para a pessoa empreender e mudar de vida. E buscamos melhorar isso todos os dias aqui em Santa Catarina, com um ambiente econômico com menos impostos, segurança jurídica pra quem quer investir e facilidade para a abertura de novos empreendimentos que gerem mais vagas de emprego”, destacou o governador Jorginho Mello.


Santa Catarina tem o Índice de Gini de 0,424 entre os trabalhadores ocupados, o menor do Brasil, enquanto a média nacional é de 0,516. Ou seja, um resultado 17,8% melhor que a média de todas as unidades da federação. Para as análises, foram utilizados valores do rendimento mensal efetivamente recebidos em todos os trabalhos por pessoas com mais de 14 anos de idade, no primeiro trimestre de 2025.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
LogomarcaMin2cm.jpg

Siga nas Redes Sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube

© 2020 | Aderbal Machado

bottom of page