Renovado contrato do serviço de transporte coletivo gratuito em Balneário Camboriú
- Aderbal Machado

- 13 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito), assinou o contrato para a continuidade da prestação de serviço do transporte coletivo municipal por mais 180 dias.
A empresa Transpiedade foi a vencedora do certame, apresentando a proposta de menor preço por quilômetro rodado, num investimento de R$ 6,1 milhões do município. Com isso, o BC Bus continuará funcionando de forma totalmente gratuita para a população.
O transporte tarifa zero foi implantado com o objetivo de estimular a população a utilizar mais o ônibus, visando diminuir a emissão de gases poluentes saídos dos motores dos automóveis, melhorando a mobilidade urbana e gerando uma opção mais acessível de deslocamento dentro da cidade.
Desde o início da circulação da frota de ônibus com tarifa zero, em junho deste ano, mais de 466 mil viagens foram feitas, uma média de 77 mil viagens mensais. O BC Bus conta uma frota de 16 ônibus com ar-condicionado, Wi-Fi gratuito, entradas USB’s e acessibilidade em todas as suas linhas. Inovador e inclusivo, o BC Bus faz com que Balneário Camboriú esteja no pequeno grupo de cidades brasileiras com a tarifa zero no transporte coletivo urbano.
“Somos o primeiro município catarinense com mais de 100 mil habitantes a adotar o sistema de tarifa zero todos os dias da semana. Isso é prova de que, em Balneário Camboriú, a mobilidade urbana é levada a sério. Esse modelo só traz benefícios: para o trânsito, para o meio ambiente e para o bolso do cidadão. Ao longo desses seis primeiros meses, tivemos uma ótima adesão e esperamos que o número de passageiros aumente cada vez mais”, comenta o prefeito Fabrício Oliveira.
Os horários dos ônibus podem ser acompanhados pelo aplicativo Clive Bus, disponível nas versões Android e IOS, onde o usuário vê o trajeto percorrido pelo ônibus em tempo real e ainda quanto tempo falta para o transporte chegar.
Cartão Cidadão
Como forma de ter controle sobre o perfil do usuário do transporte (estudantes, idosos, pessoas com deficiência e trabalhadores, por exemplo), seguem sendo feitos os Cartões Cidadão. Os passageiros que se interessarem em emitir o cartão podem se dirigir à BC Trânsito (Av. Marginal Leste, n° 1450 - Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h.
Todo o procedimento de cadastro e impressão do cartão dura em torno de cinco minutos.
O cartão é feito de forma totalmente gratuita, com quatro modalidades diferentes: Comum, Estudante, Sênior e Pessoa Com Deficiência (PcD). Para cada modalidade, a apresentação de documentos específicos é solicitada.
Confira:
• Comum: RG, CPF e Comprovante de Residência atualizado (original e cópia). Nesta modalidade, as empresas poderão cadastrar seus colaboradores pelo web-commerce e entrar em contato por meio do (47) 3045-0303 para agendar a retirada dos cartões.
• Estudante: RG, CPF e Comprovante de Residência atualizado, (originais e cópias), frequência de matrícula válida para o ano letivo vigente. A documentação deve ser apresentada anualmente.
• Sênior 60 e 65 anos: RG, CPF e Comprovante de Residência atualizado (original e cópia). Todo ano, na data de aniversário, o usuário deverá renovar suas informações para a empresa operadora do transporte.
• Pessoa com Deficiência: RG, CPF e Comprovante de Residência atualizado (original e cópia), mediante laudo médico com prazo de um ano de validade.
Para outros esclarecimentos, o cidadão pode entrar em contato com a empresa Transpiedade pelo telefone (47) 3045-0303.










Comentários