Recursos estaduais ampliam atendimento de pacientes renais em Balneário Camboriú
- Aderbal Machado

- 20 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Com capacidade para atender 400 pacientes, foi inaugurada nesta terça-feira, 19 de março, a nova estrutura da Fundação da Pró-Rim em Balneário Camboriú. O espaço conta com um investimento de R$ 2,5 milhões do Governo do Estado e faz parte das estratégias de ampliação do atendimento aos pacientes renais de Santa Catarina.
Os valores investidos são fruto do empenho do deputado Carlos Humberto (PL) para reforçar o serviço de saúde para a população da Amfri. “Essa ampliação da capacidade de atendimento dos pacientes com problemas renais e que dependem de uma boa estrutura para continuarem sobrevivendo, até que seja possível realizar um transplante, é um compromisso assumido durante a eleição e que agora já é realidade. Só quem convive com pessoas que precisam desse tratamento têm a real dimensão da importância dessas novas vagas abertas hoje”, destaca o parlamentar.
A estrutura tem 1.800 metros quadrados. No ato de inauguração, a secretária da Saúde, Carmen Zanotto, reforçou o compromisso do Estado na atenção aos pacientes que necessitam da hemodiálise. “O que estamos vendo é um espaço com atendimento 99% através do Sistema Único de Saúde (SUS) com a qualidade que os pacientes necessitam”, afirmou a secretária.
A antiga unidade possuía 900 metros quadrados e capacidade para 250 pacientes do próprio município e de outras 18 cidades vizinhas, como Porto Belo, Camboriú, Bombinhas e Itapema. O diferencial nesta unidade é o atendimento da Diálise em Trânsito e, por isso, recebe pessoas de diversos estados do Brasil e de outros países, que escolhem esse município para passar as férias, principalmente no verão.
Além dos recursos destinados pelo Governo do Estado para a reforma, adaptações do prédio e a compra de equipamentos houve a contrapartida de R$ 2,6 milhões de recursos próprios da Pró-Rim e doações da comunidade.
Com 99% dos pacientes atendidos pelo SUS, a unidade tem uma equipe multidisciplinar completa, envolvendo profissionais de diferentes áreas, como técnicos de enfermagem, enfermeiros, assistente social, psicóloga, nutricionista, médico nefrologista, auxiliares de administração, serviços gerais, almoxarifado e manutenção.










Comentários