Praia Central quase toda própria, mas o ponto da rua 51 não. Com número preocupante
- Aderbal Machado
- há 13 minutos
- 2 min de leitura
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulga o relatório de balneabilidade nº 13 com as informações referentes à semana de 2 a 6 de fevereiro. De acordo com as amostras coletadas nos 260 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho, o que representa 65,38%. Em Florianópolis, dos 88 pontos analisados, 63 estão adequados para banho, o que equivale a 71,59%.
Todas as informações e considerações técnicas do relatório podem ser conferidas na íntegra aqui:

Embora em índices de coliformes considerados aceitáveis tecnicamente, eles subiram em todos os pontos nesta análise semanal do IMA. No caso da rua 51, a subida foi preocupante: de 10 para 2.143 e.colli por 100 ml. Este dado merece uma vigilância maior.
O Programa de Monitoramento da Balneabilidade é regulamentado pela Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 274/2000, que estabelece critérios para a classificação das praias como próprias ou impróprias para banho, baseado na concentração da bactéria Escherichia coli.
A água é considerada:
Própria: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.
Imprópria: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.
Atenção, banhistas!
O banho de mar não é recomendado nas primeiras 24 a 48 horas após chuvas intensas, nem nas áreas próximas à saída de canais ou galerias de águas pluviais. Durante e após períodos de chuva, a água que escoa pelas ruas pode carregar resíduos, sedimentos e outros contaminantes, que acabam chegando ao mar e comprometendo a qualidade da água para banho.
Essas condições podem aumentar a presença de bactérias e microrganismos, representando riscos à saúde, como irritações na pele, conjuntivites e infecções gastrointestinais.
PUBLICIDADE INSTITUCIONAL








