top of page

Praia Central própria para banho pela terceira semana seguida graças a ações da Emasa

Pela terceira semana consecutiva, os dez pontos analisados na Praia Central de Balneário Camboriú foram considerados próprios para banho, conforme o relatório de balneabilidade divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), na última quarta-feira (16). A Lagoa de Taquaras é o único ponto que permanece impróprio no município. O resultado advém do trabalho da Emasa, nas suas ações estruturais e operacionais visando à melhoria da qualidade da água do mar.


Entre os principais fatores para o avanço estão os ajustes na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), especialmente no início do ano. “Conseguimos melhorar o desempenho do sistema, principalmente com relação ao mau cheiro, com a substituição de membranas danificadas na lagoa de aeração e retirada de lodo ativado que estava morto. Isso restabeleceu parte da eficiência do tratamento”, explicou o diretor-presidente da Emasa, Auri Pavoni.


Inicia Nova obra para correção hidráulica


Continuam os ajustes na ETE. A partir desta semana, a Emasa começa obra de correção hidráulica em um dos decantadores, por falhas ocorridas desde a construção. A expectativa é que, com a intervenção, a eficiência do sistema seja ampliada de forma significativa. “Essa obra é resultado de um problema estrutural que vamos corrigir agora. Ela será fundamental para dar estabilidade ao processo e melhorar ainda mais a performance da ETE”, afirmou Pavoni.


O grande desafio está nas ligações irregulares


Mesmo com os avanços técnicos na estação, a maior ameaça à balneabilidade segue sendo a invasão da rede pluvial na rede cloacal, ou seja, quando águas da chuva, que deveriam seguir por canalizações independentes, acabam sobrecarregando o sistema de esgoto doméstico. Esse tipo de interferência provoca extravasamentos e dificulta o funcionamento ideal da Estação de Tratamento.


Por isso, o programa Se Liga na Rede vem sendo reforçado em regiões críticas como as avenidas Atlântica e Brasil. Através de vistorias técnicas, uso de fumacê, inspeções com câmeras e abordagens educativas, a Emasa tem atuado para identificar e corrigir essas interferências.


“Boa parte dos transtornos operacionais na ETE ocorre porque a rede de esgoto está recebendo água pluvial de forma irregular. Estamos enfrentando o problema com firmeza e transparência, corrigindo o que for necessário, tanto na rede quanto nos imóveis. Não basta o tratamento funcionar bem se o sistema for sobrecarregado por ligações indevidas”, destacou Pavoni.


A Emasa reforça que segue atuando em frentes estruturais e operacionais para que Balneário Camboriú continue avançando. “Temos conquistas a celebrar, mas seguimos firmes, com responsabilidade e planejamento, para garantir um litoral mais limpo, seguro e sustentável”, concluiu.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
LogomarcaMin2cm.jpg

Siga nas Redes Sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube

© 2020 | Aderbal Machado

bottom of page