top of page

Para salvar o Rio Camboriú

Emasa visita estação nos Estados Unidos e avalia tecnologia de tratamento para rios de Balneário Camboriú.


A missão técnica da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) de Balneário Camboriú já está em andamento nos Estados Unidos. Nesta quarta-feira (7), o diretor-presidente da autarquia, Auri Pavoni, visitou uma estação elevatória em Pittsburgh, onde está instalado um equipamento de última geração voltado ao tratamento de cursos de água corrente, como rios, riachos e canais.


O principal objetivo é conhecer sistemas que promovem a oxigenação da água diretamente a partir da captação do oxigênio atmosférico, sem o uso de produtos químicos. A comitiva conta ainda com os analistas químicos da Emasa, Joana Ferreira Godinho e Caio Cardinali Rebouças, ambos servidores efetivos da empresa.


De acordo com Pavoni, a tecnologia observada no local tem alto potencial de aplicação em Balneário Camboriú. “Estamos diante de uma solução sustentável e altamente eficaz. O equipamento injeta oxigênio em grandes volumes de água sem formação de bolhas, promovendo condições aeróbicas que ajudam a combater a poluição, reduzir odores e prevenir a corrosão dos sistemas de esgoto. Tudo isso sem gerar passivos ambientais”, afirmou o diretor-presidente.


A tecnologia pode ser adaptada para os principais corpos hídricos que cortam a cidade, como o Rio Camboriú, o Rio Peroba e o Canal do Marambaia. O sistema também atua na recuperação ambiental ao inibir a formação de sulfetos e contribuir diretamente para a melhoria da qualidade da água.


A missão segue até o final da semana e deve embasar futuras ações de revitalização hídrica no município.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
LogomarcaMin2cm.jpg

Siga nas Redes Sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube

© 2020 | Aderbal Machado

bottom of page