top of page

Os 513 deputados federais já não decidem o essencial, mas serão mais 18 a dar despesa

Projeto de lei complementar, aprovado pela Câmara dos Deputados, aumenta de 513 para 531 o número de vagas na Casa em razão do crescimento populacional. O texto mantém o tamanho das bancadas que perderiam representantes segundo o Censo de 2022. A mudança será a partir da legislatura de 2027.


O relator optou por uma abordagem política em vez do cálculo diretamente proporcional previsto na Lei Complementar 78/93, revogada pelo texto. "Estamos falando de um acréscimo modesto de 3,5%, enquanto a população nos últimos 40 anos cresceu mais de 40%", afirmou.

(Esta afirmação do relator - "acréscimo modesto" de 3,5% no número de deputados federais - chega ao auge do cinismo. Essa "modéstia" representará mais de 65 milhões de reais de gastos a mais por ano. Ademais, qual a necessidade de aumentar para mais 18 vagas se os atuais 513 já pouco decidem e não raro decidem errado; o Brasil fervilhando de problemas com dependência direta da ação do Parlamento e eles dão urgência para mais vagas custosas. Essa vaca tem tetas gordas, mas o leite ordenhado só vai para um lado).

Eles justificam com a constitucionalidade - como sempre - dizendo que o número de vagas é de acordo com a população de cada estado. O que é verdade, mas não é sangria desatada cumprir. Só se quiser. Igual municípios que podem acrescentar mais cadeiras em suas Câmaras. Só se quiser. Mas pra isso eles pouco estão ligando e o povo está submisso e cabisbaixo.


Com Agência Câmara de Notícias

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
LogomarcaMin2cm.jpg

Siga nas Redes Sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube

© 2020 | Aderbal Machado

bottom of page