top of page

O positivo fracasso da COP30

Estou reavaliando a COP 30. Realmente eu mudei de idéia: ela foi positiva para o Brasil. Demais! Não que eu esteja negando o vexame patente. Não sou jornalista e não vivo de pix do gabinete do amor. Apenas acho que foi justamente no fracasso onde o evento mostrou-se útil para nós.

Dane-se que não tenha havido um único discurso decente, que não tenha se acertado nada de útil, que não tenha se salvado um único talo de taioba mansa. Isso é detalhe. Da mesma forma que se ignora pedintes bêbados, Reino Unido e até Alemanha sentiram o bafo de cachaça do país e mantiveram as mãos nos bolsos. O ambientalismo está em baixa e o Brasil expôs ainda mais suas fragilidades mostrando o quanto é uma seara perfeita para espertinhos e falastrões. Foi perfeito. Histórico até!

Com direito a um "plus a mais": ao proporcionar a líderes e jornalistas estrangeiros a experiência de viver em um lugar quente, desorganizado, sem conforto, sem água, com produtos inflacionados, enquanto o deslumbrado casal presidencial se refestela em um iate, o evento mostrou ao mundo o que é ser brasileiro sob um governo do PT. Não há jornalista exilado fora do país que consiga mostrar nossa realidade melhor do que isso.

Viva a COP 30!

=================================================================

ree

(Escrito por Paulo Cursino, no Facebook. E com ele concordo na plenitude).


O Diário do Poder esticou o conceito e colocou mais informações importantes: A ausência dos presidentes de Estados Unidos, China e Rússia na cúpula da COP30, em Belém (PA), já sinalizava fracasso da conferência do clima, mas foi ainda mais constrangedor. Apenas 17 chefes de Estado e de Governo apareceram. O Planalto jura que ainda são esperados outros na próxima semana, e totalizarão 29. Mas, ainda assim, o número é embaraçoso. A presença desses dignitários em versões anteriores da COP variou entre 75 e 120. A Cúpula da Terra, nossa Rio-92, atraiu 108. Noves fora, 14 Dos 17 em Belém, três deles são chefes de Estado, não governam: os reis da Suécia, o príncipe de Mônaco e o presidente da Finlândia. Procure no mapa Os presidentes dos desconhecidos arquipélagos de Palau (17 mil habitantes) e Comores estão entre os demais 14 governantes na COP30. Nem uma coisa... O simpaticão príncipe William, que esteve na COP30, não é chefe de Estado e nem de governo, no Reino Unido. E só o herdeiro ao trono. Lista raquítica A lista por ordem alfabética dos chefes de Estado e Governo presentes na COP30 começa pela letra C, de Chile. Com iniciais A e B, nenhum. https://f.mtr.cool/fotjquixaq

 
 
 
LogomarcaMin2cm.jpg

Siga nas Redes Sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube

© 2020 | Aderbal Machado

bottom of page