top of page
  • Foto do escritorAderbal Machado

O modo mais adequado de renascer é recomeçar a faina da vida com o desejo de aprender mais


Pois, num repente, o meu antigo repórter Adelor Lessa, hoje conceituado e exitoso empresário da comunicação em Criciúma e região sul do Estado, além de jornalista de posturas e opiniões envolventes e, não raro, polêmicas - nem sempre aceitas, o que é bom, pois, como disse Nelson Rodrigues "as unanimidades são burras" e afinal e por isso não ser aceito por todos já é uma boa recomendação - acaba de me incluir no time de colunistas semanais do seu Portal 4oito e estaremos lá todos os sábados.


Os textos reportarão fases do cotidiano deste profissional, nas suas vivências e experiências ao longo do tempo de exercício do jornalismo, com momentos épicos, como a implantação da primeira televisão aberta do sul, a TV Eldorado, com vasta programação local, produzida artesanalmente, eis que as tecnologias de hoje passavam longe. A regra máxima era levar tudo ao estúdio, ao vivo. Por isso mesmo, multiplicavam-se programas conduzidos por artistas como Antônio Rosa, Antônio Luiz, Clésio Búrigo, Lenita Cauduro, eu mesmo, Gilberto Pegoraro, João Sônego, Milioli Neto e outros cujos nomes me fogem agora - isso num primeiro momento, o inicial. Noutras etapas seguintes sucederam-se vários outros artistas e profissionais, mas aí já não estava eu lá.



O próprio Adelor surgiu numa inspiração minha, como ele mesmo confessou. Convidei-o em 1980 a iniciar a carreira de repórter de televisão, numa corriqueira viagem de ônibus entre Araranguá e Criciúma. Jamais imaginaria aquele repórter competente e pessoa humilde tornar-se o atual empresário da comunicação que é. Ele foi apenas articulado, buscou seus objetivos com pertinácia e os atingiu. Merece o sucesso.


Esse reentrada no cenário do sul e de Criciúma é uma dádiva. Radicado em Balneário Camboriú e muito feliz e realizado assim, de toda forma se torna um alento bom e interessante acendrar os liames sulinos, meu chão natal, e pelo melhor dos caminhos - o Portal 4oito, de notável audiência e prestígio. E, capricho do Destino, sob o apadrinhamento do jornalista e meu antigo repórter Adelor Lessa.


Considero isso um carinho na alma deste escrivinhador inveterado e jurássico. Vou aprender muito.


Abraço a todos.

LogomarcaMin2cm.jpg
bottom of page