top of page

Ninguém pode tudo, nem turista e nem morador e a cidade tem regras a serem cumpridas

Tem quem ache que a cidade deve ter uma regra de comportamento para moradores e outra para turistas. Não: as regras são pra todos. E são permanentes, não sazonais.

Há quem condene a divulgação turística da cidade, porque a cidade não mais comporta, com o devido conforto, mais gente. Se isto é verdade, é também verdade não haver como evitar. Outra verdade é que, apesar disso, as pessoas vêm.


Reclamam de congestionamentos, gente demais nas calçadas, preços, filas pra tudo - mas continuam vindo. Vamos ser verdadeiros: a cidade, de fato, não consegue atender a todos os interesses, individuais ou coletivos, durante as temporadas. E as pessoas precisam se adaptar à realidade.


BALNEÁRIO CAMBORIÚ EM 1980 - REGISTRO HISTÓRICO - MERAMENTE ILUSTRATIVO
BALNEÁRIO CAMBORIÚ EM 1980 - REGISTRO HISTÓRICO - MERAMENTE ILUSTRATIVO

Há críticas sobre o rigor da fiscalização sobre estacionamentos ou atividades. Esquecem, por querer esquecer, que leis são leis em qualquer lugar. Disse-o e repito: ninguém pode tudo. Nem turista e nem morador. Há regras a serem seguidas. Se em algum lugar for desconfortável ir por falta de estacionamento ou acomodações adequadas, não vá. Simples assim. Ou pegue um UBER ou um táxi. Se for mais próximo, caminhe um pouco.


A cidade paga um preço alto por ser o que é. Um destino turístico desejado nas temporadas e até fora delas. Se as autoridades precisam cuidar de ofertar serviços e espaços, não podem elas, ou muito menos elas, fazer isso burlando leis e regras por elas mesmo criadas. Vira bagunça se assim for.

Não há como deixar pra lá o fato de BC ser um território de apenas 46,5 quilômetros quadrados, com uma concentração de gente em menos da metade disso - o centrão de 7 x 3 quilômetros da Praia Central, se tanto. Aqui residem quase 150 mil criaturas. A maior densidade demográfica do Estado e uma das maiores do Brasil: mais de 3.000 habitantes por quilômetro quadrado. A cidade tem quase 104 mil veículos licenciados, dos quais 54 mil automóveis, 950 caminhões, 6.500 caminhonetes, 7.000 camionetas, quase 17 mil motocicletas, 1.950 reboques, 243 ônibus e 9.300 motonetas. Resumindo: se todo este povo resolver transitar a um só tempo, a cidade trava. Sem contar os veículos de cidades vizinhas transitando por aqui, todos os santos dias.


Enfim, o fato é que as regras legais e comportamentais daqui são regras de qualquer cidade DO MUNDO. E em nenhum lugar DO MUNDO, principalmente destinos turísticos, permite que se burle a lei para dar espaço pra turista ou morador fazer o que acha melhor ou que lhe seja mais confortável. Porque isso agride o direito de outros, geralmente os que fazem questão de cumprir tudo direitinho.





 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
LogomarcaMin2cm.jpg

Siga nas Redes Sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube

© 2020 | Aderbal Machado

bottom of page