top of page

Movimentação de contêineres cresce 6,6% nos portos de SC em 2024

Os portos de Santa Catarina movimentaram o equivalente a 2,56 milhões de contêineres de 20 pés (TEUs) em 2024. O número representou um incremento de 6,6% frente a igual período do ano anterior. Os embarques foram responsáveis por 48,1% da movimentação de contêineres e os produtos desembarcados por 51,9%. Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).


Para o presidente da Federação das Indústrias de SC (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, embora positivos, os números demonstram uma demanda crescente e a necessidade de investimentos urgentes na infraestrutura de acesso aos portos e nas obras de adaptação dos terminais para receber navios maiores. “A BR-101, principal corredor logístico de acesso aos portos, está colapsada.


As obras emergenciais previstas não serão suficientes para acomodar o potencial de crescimento na movimentação portuária e, o mais grave, não têm sequer previsão de iniciar. Isso evidencia a necessidade de, em paralelo a busca de solução para início das obras emergenciais, avançarmos para viabilizar uma alternativa à rodovia para o médio prazo”, observa. 


Ele lembra que a logística portuária teve um ano conturbado em 2024, em função de fatores internos e externos. “As dificuldades no embarque, atrasos, multas e taxas portuárias abusivas demandaram muita resiliência dos industriais de SC que atuam no comércio exterior”, salientou.  Em contrapartida, destacou, “tivemos soluções engenhosas para financiar investimentos necessários - como a parceria entre o estado e o Porto Itapoá para viabilizar obras no canal de acesso da Baía da Babitonga.”


Portos

ree

A Portonave liderou a movimentação de contêineres de janeiro a dezembro de 2024, com 1,208 milhão de TEUs, o que representou um recuo de 4,7% frente ao mesmo período de 2023. O terminal portuário de Navegantes está em obras, com um dos berços de atracação fechados para movimentação. “A Portonave demonstrou uma imensa capacidade de otimizar o único berço disponível e alcançou um nível de eficiência operacional e ganhos de produtividade equiparados aos dos melhores portos do mundo”, afirmou Aguiar. 

ree

Terminal de São Francisco do Sul transporta 17 milhões de toneladas em 2024.

===

As cargas de contêineres movimentadas pelo Porto Itapoá apresentaram aumento de 12,6% no período, alcançando 1,2 milhão de contêineres em 2024. O terminal iniciou a Fase IV de expansão, com previsão de investimentos que somam R$ 500 milhões, e inaugurou uma nova área de armazenagem. “Isso mostra que, a despeito dos desafios, o setor privado está disposto a investir na logística portuária catarinense”, disse o presidente da entidade.


O Porto de Imbituba apresentou um incremento de 70,4%, com movimentação de quase 50 mil TEUs e encerrou o ano com 4 rotas marítimas.


O Porto de Itajaí deu os primeiros passos para sua retomada, com a movimentação de 37,67 mil contêineres, contra apenas 334 em 2023. O terminal ainda enfrenta reflexos da suspensão de atividades e mudanças na autoridade portuária.


No último dia 18, a FIESC entregou um documento ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, solicitando informações sobre a dragagem de manutenção, a solução para aprofundamento da bacia de evolução e a governança da nova autoridade portuária.


FIESC

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
LogomarcaMin2cm.jpg

Siga nas Redes Sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube

© 2020 | Aderbal Machado

bottom of page