Faleceu Ademar José da Silva, um ícone da história da cidade
- Aderbal Machado
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Ademar José da Silva, de uma das famílias mais tradicionais da raiz histórica de Balneário Camboriú, faleceu na madrugada de domingo, 7 de dezembro, no Hospital Marieta, vítima de um câncer.

Fortemente ligado a esportes, presidiu a Fundação Municipal de Esportes e se vinculou a outras áreas de administração. Componente do grupo Café com História, da Fundação Cultural, com contribuições imensas.
Com ele tive uma convivência formal durante um tempo e depois nos aproximamos mais, com suas visitas constantes ao Arquivo Histórico, entre janeiro e junho de 2025, enquanto estive lá, como seu coordenador. Era comum tê-lo sentado à minha frente, levando informações, dando sugestões, sempre com sua voz leve e a sua expressão cândida. Foi um parceiro valioso, sempre.
Vai deixar uma lacuna enorme na cidade. Tanto por sua contribuição direta, quanto, e principalmente, pela tradição de sua família. João Carlos da Silva, do Arquivo Histórico, escreveu sobre Ademar Silva:
Ademar José da Silva nasceu em 22 de maio de 1944, no Distrito da Praia de Camboriú. É filho dos pioneiros Rosinha e Bruno Silva que aqui fixaram residência em 1940. Ligado à política, ao esporte e à cultura da cidade, foi precursor do futebol de areia em Balneário Camboriú, sendo um dos dirigentes da Liga que organizou os campeonatos, além de ser líder do Tubarões, um dos mais tradicionais times da praia. Foi fundador do Colégio Bruno Silva, em 1965, ao lado de seu irmão Álvaro Silva; fundador da Comissão Municipal de Esportes de Balneário Camboriú e também do Automóvel Clube e Social, em 1978. Grande colaborador do Arquivo Historico, também fazia parte do grupo “Café com História”. Nas reuniões, compartilhava suas histórias e memórias da cidade cujo desenvolvimento acompanhou e ajudou a construir.






