Eleição 2026: MDB é só mais um
- Aderbal Machado
- há 5 minutos
- 1 min de leitura
Movimentação do MDB de SC, motivado por mágoa em razão da alheiamento da sigla pelo governador Jorginho Mello. Não entendi a jogada do governador, sinceramente, até pelo fato de ele ter feito mesuras ao MDB em tempos muito recentes, até cogitando de ter um vice do partido na sua chapa de reeleição.
O prefeito de Joinville, indicado por ele como seu vice até que é uma escolha boa, enquanto podemos pensar em alguém jovem e (ainda) sem vícios pouco louváveis da política estadual e com uma administração bem conceituada na sua cidade.
Porém, a revolta do MDB não significa quase nada, ainda porque o partido afirmou continuar na base legislativa do governo. E por isso também entendi menos ainda.

Agora, e finalmente: se o MDB, como aventa a possibilidade, lançar candidato ao governo, vai perder. Isto é bastante óbvio neste momento. E querem apostar: quando Jorginho Mello vencer - e vai vencer, por margem grande, possivelmente em primeiro turno (repito, sem o meu voto), o MDB volta à base e à "reconciliação" com o governo. O MDB, em verdade vos digo, já foi oposição respeitável e histórica durante os governos militares e em alguns momentos fugazes depois. Mas hoje é apenas mais um, apesar de sua forte capilaridade nacional e estadual, partidariamente falando.






