Deputado enaltece estadualização do Ruth Cardoso, mas adverte sobre filantrópicos
- Aderbal Machado

- 18 de jul.
- 1 min de leitura
Durante a votação e aprovação do Projeto de Lei nº 484/2025, que autoriza o governo do Estado a assumir a administração do Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) fez um alerta sobre a situação financeira crítica enfrentada por grande parte dos hospitais filantrópicos em Santa Catarina.

Hospital São José, de Jaraguá do Sul, recorreu a empréstimos bancários para manter o equilíbrio financeiro.
O parlamentar citou o exemplo do Hospital São José, de Jaraguá do Sul, que recentemente precisou recorrer a empréstimos bancários para manter o equilíbrio financeiro.
“Parabenizo a habilidade política da prefeita Juliana Pavan e a coragem do governo em assumir esse hospital. É uma conta grande. Hoje temos 13 hospitais estadualizados e passaremos a ter 14. Mas que se faça justiça também com os inúmeros hospitais filantrópicos que viraram ‘primos de banqueiros”. Em especial os que são porta aberta e com atendimento regional. Eles também precisam de atenção especial, pois respondem por mais de 70% dos atendimentos do SUS em Santa Catarina.
Atualmente, o custo mensal médio da prefeitura de Balneário Camboriú para manter o Hospital Ruth Cardoso gira em torno de R$ 8 milhões, valor que passará a ser de responsabilidade do Estado. A gestão da unidade será feita por uma organização social (OS) contratada pelo governo.
====
Vicente Caropreso é médico em Jaraguá do Sul.










Comentários